Dois minutos para a largada e os atletas mantém a concentração (foto: Alexandre Koda/Webrun)
Peruíbe, última cidade do litoral sul paulista e também conhecida como Morada dos deuses, abrigou a abertura do Circuito das Praias 2006, no último domingo (12). O evento aconteceu na praia do centro, próxima ao Prédio Redondo, uma das construções mais antigas e um ponto de referência do município e faz parte das comemorações de aniversário da cidade.
E os deuses deram uma mãozinha para a competição. Após uma madrugada de muita chuva e ventos fortes, o dia amanheceu nublado e um mormaço começou a surgir um pouco antes do início da corrida.
Às 9h foi dado o tiro de largada para os 10 quilômetros, que intercalou asfalto com areia da praia, para corredores sozinhos, ou em duplas, em forma de revezamento. O percurso era totalmente plano, com duas voltas a serem completadas.
Logo no início, um grande pelotão se formou, com o atleta Reginaldo Gonçalves de Carvalho liderando e Paulo Souza João logo atrás. Até a transição para a areia, os dois se alternaram na liderança. Paulo ostentava o curioso número de peito: 666.
Porém, ao sair da areia para o asfalto novamente, ainda na primeira volta, a competição já tinha um outro líder, Allan Kardec Soares.
Durante a transição, na hora em que os atletas da categoria revezamento tiravam o chip de seus tênis e passavam para os colegas, houve uma certa confusão. Para ganhar tempo, eles se abaixavam no meio da pista pra retirar o artefato, fato que acabou atrapalhando os competidores que vinham atrás. A equipe de apoio prontamente resolveu esse pequeno incidente.
Na chegada, uma disputa muito acirrada entre Iranildo da Silva e Paulo Feitosa. Até que eles cruzassem o tapete com o sensor do chip, não se podia determinar o campeão.
Na curva final, que antecedia a linha de chegada, Paulo vinha atrás de Iranildo, em uma última tentativa de obter a primeira colocação. Porém, Iranildo fez a tomada de curva de forma mais eficiente, dando uma leve fechada em seu colega, que ficou um tanto quanto nervoso com a manobra e o empurrou. Allan Kardec Soares, que havia sido o primeiro na transição, completou o pódio, em terceiro lugar.
Eu vim bem, direitinho, mas (na chegada) o cara (Iranildo da Silva) me fechou e quase que me derruba. Nunca vi isso, afirmou o exaltado Paulo Feitosa.
Em contrapartida, Iranildo disse: O atleta que fica em segundo sempre tem alguma coisa pra falar, mas a filmagem viu que eu não fechei ninguém. Se ele acha que foi prejudicado é porque não teve capacidade de chegar.
Enquanto isso, no feminino, um pelotão grande vinha se formando desde o asfalto e se dissipando aos poucos até chegar na areia. Após algumas disputas acirradas entre diversas atletas, a vencedora foi Maria dos Remédios Castro, que chegou com uma pequena vantagem para sua colega de equipe Lindinalva Saraiva da Silva. O pódio ficou completo com Rosana Borges dos Santos, também da mesma equipe das duas primeiras colocadas, a equipe da Prefeitura de Cubatão.
Na categoria geral foram premiados os três primeiros atletas. Os tempos no masculino foram: Iranildo da Silva em primeiro, com 32min27seg, Paulo Feitosa em segundo, com 32min28seg e Alan Kardec Soares, com 32min40seg.
Já no feminino, Maria dos Remédios Castro venceu com o tempo de 39min32seg, seguida por Lindinalva Saraiva da Silva, com 40min24seg e Rosana Borges dos Santos, com 41min35seg.
A próxima prova do Circuito das Praias acontece em Santos, dia nove de Abril.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda