Claudir Rodrigues vence em Floripa e fatura o bi da Meia Maratona

Redação Webrun | Meia Maratona · 20 mar, 2011

A prova reuniu mais de dois mil corredores (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
A prova reuniu mais de dois mil corredores (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)

Sob temperatura amena foi disputada neste domingo (20/03) a segunda edição da Meia Maratona Internacional de Florianópolis, prova que fez parte das comemorações de aniversário da capital catarinense. Claudir Rodrigues venceu com 1h05min35 para faturar o bicampeonato, enquanto no feminino Dione Chillemi foi a melhor com 1h19min02.

Direto de Florianópolis – O dia amanheceu encoberto na Ilha da Magia com os termômetros registrando 17˚C às 6h, momento em que os corredores chegavam para retirar o chip de cronometragem. A arena da prova foi montada em frente à estação de tratamento de água da Casan, na Avenida Beira Mar Norte.

A primeira largada aconteceu às 7h para as crianças, que tiveram a oportunidade de correr uma maratoninha participativa, sem premiação aos primeiros colocados. Todos os atletas mirins receberam uma medalha de participação.

Logo depois, às 7h30, foi a vez dos corredores dos cinco, dez e da meia maratona alinharem para a largada. O tiro de partida foi dado pelos padrinhos do evento, o ex-velocista Robson Caetano, e a ex-maratonista Márcia Narloch.

Os mais de 2.500 corredores partiram em direção ao sul da ilha e retornaram para as proximidades da largada pouco antes do túnel. Enquanto as provas menores se desenrolavam, na meia maratona a elite brigava por um lugar ao pódio.

O alagoano Cosme Ancelmo de Souza liderou do início da corrida até o retorno do quilômetro 15, ocasião em que perdeu o posto para o campeão de 2010, Claudir Rodrigues. O gaúcho demorou a encaixar um bom ritmo, chegou a aparecer na terceira colocação, mas foi se recuperando até cruzar a linha de chegada com 1h05min32.

Impressões – “Esse ano eu consegui correr um pouco melhor, pois fiz um treinamento de altitude em Campos do Jordão”, conta Claudir, que disputará a Maratona de Santiago, no próximo dia três. “Fiquei atrás do Cosme, não porque não tinha condições de abrir logo de cara, mas eu estava me sentindo meio cansado e preferi desenvolver o ritmo no decorrer da prova para não me desgastar muito”, completa.

Damião não teve forças para reagir após ser ultrapassado, mas manteve uma distância segura do adversário que vinha logo atrás, até chegar em segundo com o tempo de 1h07min02. “Eu vim para treinar e fazer o meu melhor. O objetivo era correr abaixo de 1h04, mas eu travei e não consegui fazer esse tempo”, conta. “O Claudir é um corredor forte e quando ele passa já era, não tem jeito de ir atrás”, completa o competidor que se prepara para correr a Maratona de Milão, na Itália, no dia 10 de abril.

A terceira colocação foi para Glenio Rodrigues, pupilo de Claudir, com 1h07min30. “O clima estava bom para correr, larguei forte no começo e depois da metade o sol sacrificou um pouco o ritmo”, conta. “Na hora em que o Claudir encostou, pensei em apertar o ritmo para alcançar o ponteiro, mas ele forçou mais e eu não consegui acompanhar”, finaliza.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!