Samuel Wanjiru correrá em busca de mais uma premiação (foto: Facempls/ Wikipedia)
O circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) receberá a corrida de encerramento da temporada de fórmula 1 este ano e no dia sete de janeiro de 2010 servirá de palco para um duelo entre o atual campeão olímpico da Maratona, Sammy Wanjiru e o recém coroado tetracampeão do Mundial de Meia Maratona, Zersenay Tadese. A dupla vai encarar a Zayed International Half Marathon, disputa que aconteceu pela última vez no começo de 2008.
Com uma premiação de 300 mil dólares, Wanjiru terá a possibilidade acumular quase um milhão de dólares em apenas dois meses. Sua vitória na Maratona de Chicago no último dia 11 lhe rendeu além dos 175 mil dólares regulares, um bônus de 500 mil por ser o vencedor do World Marathon Majors (Circuito das Maiores Maratonas do Mundo).
O jovem queniano venceu a edição inaugural da meia maratona em janeiro e 2008, mas não pôde defender o título no começo deste ano, já que as reformas do circuito Yas Marina impediram que a prova fosse realizada. Atual recordista mundial de meias com 58min33, sua passagem para a maratona foi a mais vitoriosa da história, já que venceu as cinco últimas provas que participou, incluindo a Olimpíada, com marcas rápidas, sempre entre 2h05min10 e 2h06min39. É só uma questão de tempo para que ele bata o recorde mundial dos 42 quilômetros, afirma seu conterrâneo Paul Tergat, ex-recordista da distância.
Ele não terá vida fácil, porém, já que ele terá a companhia de Zersenay Tadese, da Eritréia, que recentemente derrotou os melhores meio maratonistas do mundo, no Mundial de Birmingham (Inglaterra). Também estará no field o queniano Patrick Makau (58min52), que possui duas medalhas de prata no Mundial de Meia, sempre na cola de Tadese, em 2007 e 2008.
Entre as mulheres a briga promete ser muito boa também, já que a queniana naturalizada holandesa Lornah Kiplagat deverá estar presente para defender o título de 2008, apesar de sofrer com uma lesão no joelho, que vem a acompanhando na maior parte da temporada. Esse problema, inclusive, fez com que ela abandonasse o Mundial de Meia.
Outra favorita é a queniana de 27 anos Mary Keitany. Ela marcou esse ano o tempo de 1h06min36 na meia, melhor resultado de sua carreira e que lhe garantiu a vitória no Mundial de Birmingham.
Este texto foi escrito por: Webrun