CBAT suspende atleta Lucimar Teodoro por dois anos

Redação Webrun | Atletismo · 11 ago, 2009

Lcucimar só poderá voltar às pistas em 2010 (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br )
Lcucimar só poderá voltar às pistas em 2010 (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br )

A atleta brasileira Lucimar Teodoro, que estava convocada para o Mundial de atletismo na Alemanha na prova dos 400m com barreiras, foi oficialmente suspensa de competições oficiais por dois anos, segundo informa um comunicado da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Ela pertence à equipe Rede Atletismo e foi uma das envolvidas no maior caso de doping da história da modalidade.

Ela havia feito o teste antidoping durante a disputa do Troféu Brasil de Atletismo, em junho passado e a amostra A acusou a presença de Femproprorex, que integra a lista de substâncias proibidas pelo Código Mundial Antidoping. O medicamento é de uso controlado e é utilizado para o tratamento de obesidade.

Segundo o comunicado, ela confirmou o uso da substância e renunciou a realização da análise da contraprova, motivo pelo qual ela foi suspensa. As ações foram tomadas de acordo com a Regra 40.2, cumulada com a Regra 40.6.b do manual da Iaaf, a Associação Internacional das Federações de Atletismo.

Lucimar só poderá voltar às pistas a partir do dia três de junho de 2011, será obrigada a devolver eventuais premiações a partir da data de realização do exame e terá os resultados de competições anulados. Os outros envolvidos no caso de doping, Josiane da Silva Tito, Luciana França, Jorge Célio da Rocha Sena, Bruno Lins Tenório de Barros e Lucimara Silvestre também foram suspensos por dois anos.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!