Saiba por que o caldo de cana é um aliado pré e pós corrida

Nutricionista explica os benefícios do isotônico natural

Daniel Krutman | Atletismo · 26 jan, 2017

O caldo de cana é uma bebida extraída da cana de açúcar que se consome in natura. Grande companheiro do pastel de feira e em alguns lugares consumido com sabores diferentes, como morango, limão, maracujá e outros, o que o torna muito mais calórico. Mas você sabia que ele pode te ajudar nos treinos e nas corridas? A bebida é uma ótima opção para ser consumida pré ou pós treino, a nutricionista Amanda Rodrigues conversou com o Webrun e nos contou tudo sobre seus benefícios.

Foto: Flickr - Circuito fora do eixo/CC BY-SA 2.0

Foto: Flickr – Circuito fora do eixo/CC BY-SA 2.0

“A garapa é um, excelente bebida que pode ser consumida antes ou após os exercícios físicos, por conter vários nutrientes, ser altamente energética devido ao teor de sacarose e não possuir aditivos químicos.”, explica a nutricionista.

O caldo de cana é fonte de vitaminas A, B e C e de minerais, como ferro, cálcio, magnésio que são importantíssimos para um atleta. Além de ser uma rica fonte de antioxidantes, que ajuda a proteger as membranas das células.

Participe do maior circuito de ciclismo do Brasil!

A bebida também pode ser usada como um isotônico natural, mas não tem apenas esse benefício. “Tomar a garapa antes dos treinos, ajuda a dar mais energia e potencializar o treino e, após os treinos, tem função de recuperar os músculos e os estoques de glicogênio, evitando a fadiga, além de ser uma ótima fonte de hidratação para o corpo, repondo minerais e vitaminas perdidas durante as atividades.” conta Amanda.

Sobre a quantidade a ser consumida, para quem se interessou nos benefícios da bebida, a nutricionista afirma que isso varia de pessoa para pessoa. “Vai depender de cada um. O tempo que dura a atividade, o peso, o planejamento ao longo do dia e outros fatores. No geral acredito que de 200 a 300 ml antes ou depois da atividade seja uma boa quantidade”, explica.

 

Daniel Krutman

Ver todos os posts

Publicitário de formação, especialista em sociologia do consumo e em marketing digital. Trabalha há mais de 10 anos com conteúdo e marketing esportivo.

 
 

Outras deste autor