Ao contrário do que aconteceu na Maratona de São Paulo, no último dia 4, na Meia Maratona Internacional de Brasília, os quenianos sucumbiram ao poder de fogo dos brasileiros.
A prova teve largada e chegada em frente ao Congresso Nacional e, após 21 quilômetros de percurso, os vencedores foram os atletas da casa Clodoaldo Gomes e Lucélia de Oliveira Peres, que deixaram para trás alguns atletas quenianos, que vieram fortes para a competição.
Clodoaldo veio acompanhando os líderes e no último terço da prova teve fôlego para assumir a liderança na subida do Congresso Nacional. Até o quilômetro 14 eu corri junto com o Valdenor e o queniano Amos Maiyo Mainti. Aí, abri e passei a administrar a liderança, afirmou para o Correio Web.
A segunda colocação foi para o atleta da Bahia Giomar Pereira, seguido pelo mato-grossense Urias Lima e Laurent Migaire, que conquistou a quarta colocação e ficou à frente de Valdenor Pereira dos Santos. Valdenor disse ao final da prova que errou na estratégia e saiu muito forte, motivo pelo qual foi superado por Migaire.
No feminino, Lucélia de Oliveira Peres teve que superar nomes como Ednalva Laurentino e Anne Cheptanui Pererwe, do Quênia. Ao final, ela declarou ao CorreioWeb: É o meu melhor tempo em Brasília na meia maratona.
Ednalva Laurentino garantiu a segunda posição, com uma diferença de 29 segundos para a vencedora e Anne Cheptanui Pererwe terminou em terceiro, reclamando do calor. Treino em uma região fria. Aqui estava quente e seco, afirmou a atleta.
Maria Zeferina Baldaia, vencedora da São Silvestre em 2001, terminou a prova na sétima colocação.
Campeões masculino
1º – Clodoaldo Gomes 1h06min07
2º – Giomar Pereira 1h06min50
3º – Urias Lima 1h06min47
Campeões feminino
1º – Lucélia de Oliveira Peres 1h13min37
2º – Ednalva Laurentino 1h14min06s
3º – Anne Cheptanui Pererwe 1h17min21
Este texto foi escrito por: Webrun