Brasileiros desafiam o frio patagônico e vencem a Meia do Glaciar

Redação Webrun | Meia Maratona · 10 abr, 2013

O pecurso tinha diversas inclinações (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
O pecurso tinha diversas inclinações (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)

A patagônia argentina ficou verde e amarela durante a segunda edição da Meia Maratona do Glaciar, com vitória brasileira entre os homens e as mulheres nos 21 quilômetros. As baixas temperaturas, o vento forte e os flocos de neve que caíram durante a prova foram um atrativo a mais.

Direto de El Calafate (ARG) – O sol e clima agradável da sexta-feira (06/04) deram lugar a uma fina garoa, céu encoberto e vento frio logo cedo no dia da prova. O dia ainda nem tinha raiado e os 300 corredores já entravam nos transfers que os levariam do centro de El Calafate até o Parque Nacional dos Glaciares, numa viagem de aproximadamente duas horas.

A largada aconteceu às 11h
A largada aconteceu às 11h

A largada aconteceu às 11h em frente ao centro de visitantes com um percurso montado na estrada de acesso ao parque, com curvas sinuosas, subidas e descidas íngremes, mas uma paisagem que compensava qualquer esforço. Em diversos momentos era possível avistar a geleira Perito Moreno, cartão postal da região.

A Geleira Perito Moreno era uma atração à parte. Foto: Alexandre Koda/ Webrun.com.br
A Geleira Perito Moreno era uma atração à parte. Foto: Alexandre Koda/ Webrun.com.br

O argentino David Veuthey liderou praticamente de ponta a ponta, imprimindo um ritmo forte e sem chances aos adversários, cruzou em primeiro a linha de chegada, mas foi desclassificado. O carro madrinha fez o retorno antes do quilômetro 10,5, David o seguiu e não pôde comemorar a vitória por não ter completado todo o percurso. Com isso, o primeiro posto ficou com o brasileiro Olesh Kindra.

David chegou em primeiro, mas foi desclassificado. Foto: Alexandre Koda/ webrun.com.br
David chegou em primeiro, mas foi desclassificado. Foto: Alexandre Koda/ webrun.com.br

“Gosto de correr com subidas e esse foi o diferencial para ultrapassar mais pessoas”, conta o campeão que é natural de Curitiba, mas mora em Londrina (PR). “Para mim foi uma surpresa essa vitória, mas uma pena que o argentino tenha sido penalizado”, completa o corredor que se deslumbrou com a paisagem. “É muito melhor fazer uma prova bonita como essa, num ambiente de natureza, do que na cidade. Eu me motivo muito mais”. Ele marcou 1h27min02 e foi seguido pelos argentinos Alberto Eduardo dos Santos (1h27min06) e Jose Roman Rios (1h29min10).

O brasileiro Olesh herdou o lugar mais alto no pódio. Foto: Alexandre Koda/ webrun.com.br
O brasileiro Olesh herdou o lugar mais alto no pódio. Foto: Alexandre Koda/ webrun.com.br

Feminino – Na prova feminina, Neoci Pedroso teve paciência para largar no meio do pelotão e conquistar posições calmamente durante o percurso. “A partir do oitavo quilômetro alcancei a liderança e resolvi apertar o ritmo para garantir que ninguém me tirasse a vitória”, relata a paulista de Bauru, que treinou com sol e calor para marcar o tempo de 1h39min31.

Segundo Neoci, o preparo para correr no Glaciar foi feito com antecedência. “Fiz uma preparação de dois meses, mas sempre correndo no calor da minha cidade (35°C de média). Cheguei à cidade na véspera da corrida, fiz um treino no frio, mas como sou muito leve, sofri com o vento forte. Mas adorei o visual e a ótima organização”.

Neoci teve valma para conquistar a vitória. Foto: Alexandre Koda/ webrun.com.br
Neoci teve calma para conquistar a vitória. Foto: Alexandre Koda/ webrun.com.br

Ela teve ainda a companhia no pódio da argentina Maria Emilia Barnetche (1h42min) e da gaúcha de Porto Alegre Denise Maria Reis (1h43min21). O Brasil teve vitória ainda do carioca Rafael Sodré, na prova de dez quilômetros.

O frio foi o principal companheiro dos corredores. Foto: Alexandre Koda/ webrun.com.br
O frio foi o principal companheiro dos corredores. Foto: Alexandre Koda/ webrun.com.br

Acompanhem ao longo da semana outras histórias sobre a prova, além da galeria de fotos com as melhores imagens do percurso.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!