Quem corre em montanha sabe que não terá corrida fácil para transpor os obstáculos naturais que a prova oferece. Para isso, buscar nos treinos momentos semelhantes ou situações onde possa parecer o mais real possível ajuda muito durante alguns momentos onde velocidade e reflexo precisem estar ativos e em sintonia.
Inocente aquele que pensa que somente de subida é uma prova em montanha; trilhas, valas, valetas, pedras, estradas em declive livre, trilhas em Cross country que mais parecem uma batalha naval, pois nem sempre é possível de ver o que se pisa (já estar familiarizado com a situação ajuda e muito na escolha).
Na última corrida em montanha em São Bento do Sapucaí/SP, de 12 km, era simples definir a prova em aclive e declive: 4,5 km de subida com uma dose de paciência e mais ou menos 35 á 38 minutos de superação de desconforto onde o músculo não parava de queimar, 2,5 km de trilha simples em grama com valetas, onde era mais fácil correr fora delas e 5 km de queda livre por estradas com valas, pedras e barrancos de escape (não é formula 1, mas…).
Antes de iniciar os últimos 5 km, sabia que não haveria mais subidas para queimar os músculos, e como eu não era o líder pensei que fazer uma corrida mais conservadora era o mais certinho para as fortes descidas…
– semana passada fui à escola de minha filha Pietra, para conversar com ela e com a diretora por falta de disciplina. 1 hora depois entre broncas, ordens, ouvido e carinhos, ela me disse que iria obedecer (- vou obedecer PAPAI, te amo).
Foram os 5 km mais rápidos e sem juízo que fiz em uma corrida em montanha, o que mais queria naquele momento era aumentar a velocidade sem pensar na próxima curva. Somente com a adrenalina de poder arriscar tudo que as leis da Física tinham para oferecer, Spider Man e Matrix foram lembrados e inspirados durante o downhill.
Quando criança, caia, rolava, chorava e levantava para o próximo desafio que nem sempre sabia o que era, então por que travar ou não arriscar quando o prazer esta junto?
Nas montanhas a adrenalina é uma velocidade sem freio.

Fui chamado na escola por indisciplina (Pietra: – Vou obedecer: PAPAI).
Acho que ela teve a quem puxar…
Próxima…
Veja no link o que foi São Bento do Sapucaí . http://connect.garmin.com/activity/246972587#.ULdpmnWFfYg.email

Venha treinar comigo. Veja mais em www.jvmtrailrun.com.br
Este texto foi escrito por: JOSé VIRGINIO DE MORAIS