Geoffrey Mutai vence Maratona de Berlim é consagrado maratonista mais rápido do mundo e vence série WMM (foto: George Roberts/ Licença Creative Commons)
O atleta queniano Geoffrey Mutai confirmou o favoritismo e venceu a Maratona de Berlim na manhã deste domingo (30/09), na capital alemã. Com a vitória, o queniano aumenta sua vantagem na liderança do ranking do WMM (World Marathon Majors) e vence a série.
A Maratona de Berlim, a prova mais rápida do circuito mundial WMM, foi marcada pelo ritmo forte, sob sol quente. Embora com o desfalque de atletas fortes no field de largada – devido a proximidade da prova com os Jogos Olímpicos – a disputa chegou perto de marcar recorde mundial.
Depois da saída dos coelhos (atletas marcadores de ritmo) no quilômetro 30, Mutai acelerou seguido por Kipsang em sua cola. Já nos últimos quilômetros, quem conseguiu disputar passada a passada com Geoffrey foi o atleta conterrâneo Dennis Kimetto, estreante em maratonas.
Os atletas cruzaram a linha de chegada praticamente juntos, mas um segundo de vantagem foi para Mutai.
Logo em seguida, outro queniano, Geoffrey Kipsang, também estreante na modalidade, chegou em terceiro lugar.
Entre as mulheres, o ritmo forte também foi marcante. O pelotão principal, formado principalmente por atletas etíopes, percorreu quase todos os 42 quilômetros junto.
Já nos últimos minutos de prova, com o sol esquentando na capital alemã, o ritmo diminuiu razoavelmente. A etíope Aberu Kebede foi a primeira a cruzar a linha de chegada, com 2h20min30. A atleta seguiu sozinha nos quilômetros finais.
Pouco tempo depois, a conterrânea Tirfi Tsegaye foi a segunda a chegar, com 2h21min19, seguida pela ucraniana Olena Shurhno, que marcou 2h21min19.
Confira os resultados da Maratona de Berlim 2012
Masculino
Feminino
Este texto foi escrito por: Fabiana Coletta