Gilberto Kassab (centro) participa de premiação (foto: Donata Lustosa/ www.webrun.com.br)
São Paulo – Os paulistanos começaram as comemorações do aniversário de São Paulo, nessa quinta-feira (25) feriado local, de forma saudável. Cerca de oito mil pessoas participaram da corrida Troféu Cidade de São Paulo, que contou com 10 quilômetros e aconteceu no Parque do Ibirapuera.
A largada da prova foi dada às 8h e o campeão da competição foi um angolano. João N´Tyamba, quinto colocado da última São Silvestre, mostrou que São Paulo pode ser considerada uma capital do mundo. Ao cruzar a linha de chegada em 29min39s, ele ergueu a bandeira da Angola, dançou e fez festa com os espectadores.
Aos 39 anos, N´Tyamba pretende encerrar a carreira em 2009 e até lá ele garante que irá competir em São Paulo. Ganhar essa prova no aniversário de São Paulo tem um sabor diferente. E agora por ter vencido faço parte da história da cidade, conta o angolano.
Sempre treino em Santos e já faz mais de 20 anos que participo de provas brasileiras. O percurso de hoje, apesar de muito lindo, foi duro como São Paulo, que é uma cidade muito grande. Espero encerra a minha carreira aqui, acrescenta.
O segundo colocado foi o queniano Mathew Cheboi, campeão da edição 2006, com o tempo de 29min44s. Já a terceira posição ficou com o brasileiro Luis Fernando de Almeida (29min51s) seguido por seu irmão gêmeo Paulo Roberto (29min53s).
Mulheres – No time feminino a campeã da prova foi a brasileira Ednalva Laureano. Mais conhecida como Pretinha, a corredora de longa data do Troféu Cidade de São Paulo sentiu dificuldades em alguns trechos da prova, por causa de uma pequena alteração no percurso. Mas isso não a impediu de vencer.
Pretinha finalizou os 10 quilômetros em 34min22s. As minhas adversárias estavam fortes. Até o quilômetro três corri com a Sirlene (Pinho), mas depois peguei o ritmo e despontei na frente, conta.
Agora a atleta irá focar os Jogos Pan-Americanos do Rio. Pré convocada para os 10 mil metros, Pretinha irá participar no mês de maio do Troféu Brasil de Atletismo para segurar sua vaga na modalidade. Se Deus quiser quero ir para o Pan para representar muito bem a Paraíba e o Brasil, revela.
A segunda colocação da competição ficou com a queniana Jane Kibii em 35min13s. O terceiro lugar foi para a também queniana Alice Serses no tempo de 35min25s.
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, esteve presente no evento para entregar a premiação aos cinco primeiros colocados. Segundo Kassab, o esporte é muito importante para a população e não há forma melhor do que comemorar o aniversário da capital paulista com a corrida.
O esporte faz bem para o jovem, adulto e também para o idoso. Praticar esporte é uma forma de manter a saúde, diz o prefeito. Além da corrida, as comemorações da capital paulistas seguem durante toda quinta-feira.
Nós começamos o dia com uma missa na Catedral da Sé. Depois inauguramos a reforma da Praça da Sé, que é o símbolo da capital paulista, viemos para a corrida e ainda tem muito mais, conta Kassab, que terá um dia cheio de eventos e solenidades.
Amadores – Mas quem fez realmente a festa do Troféu Cidade de São Paulo foram os corredores amadores. Ao todo oito mil pessoas percorreram 10 quilômetros pelas ruas da capital paulista. Além disso, aconteceu também uma caminhada de seis quilômetros.
No meio da multidão dona Maria da Silva Bezerra se destacava dos demais. Com o rosto marcado pelo tempo, a paulistana mostrou pique de sobra e durante a corrida deixou muito marmanjo para trás.
Desde que comecei a correr participo dessa prova por ter um clima diferente. Eu terminei a corrida em 57min10s. Para conseguir manter esse meu ritmo é preciso treinar, esse é o segredo. Só digo mais uma coisa, enquanto eu tiver perna, eu vou correr, conta dona Maria. Ela tem 62 anos e começou a corrida há seis.
Outra pessoa que se destacou foi o paulistano Paulo Bueno. Amante da cidade, ele completa 53 anos no mesmo dia do aniversário da capital paulista, por isso seu nome é Paulo. O corredor participa da prova desde a primeira edição e nessa quinta-feira ele correu com o número de peito 0053, número da sua idade.
Essa é uma corrida que homenageia a cidade, mas eu também me sinto homenageado. Como sempre corro essa prova, eu aproveito para me analisar e me avaliar. Gosto de ver as fotografias tiradas a cada ano, em função da corrida, para ver se eu estou conseguindo manter a forma, se estou em dia com a saúde e se continuo bem fisicamente, revela Paulo, que em 2008 pretende comemorar o seu aniversário novamente na corrida.
Este texto foi escrito por: Donata Lustosa