Alison Piu dos Santos (Pinheiros-SP) fechou neste sábado (16/9) a primeira etapa da temporada 2023. Ele ficou em quarto lugar na grande final dos 400 m com barreiras da Liga Diamante, o principal circuito de competições da World Athletics, no Estádio Hayward Field, na cidade de Eugene, nos Estados Unidos.
Ele completou a prova em 47.44, mostrando a sua grande recuperação depois de lesão e da cirurgia, sofridas em fevereiro, em São Paulo. Alison foi campeão mundial e da Liga Diamante no ano passado. Agora, o foco total é para a Olimpíada de Paris-2024.
O grande campeão foi o norte-americano Rai Benjamin, com a marca de 46.39, melhor tempo da temporada, recorde do Steve Prefontaine Meeting e da própria Liga de Diamante. O campeão olímpico e mundial Karsten Warholm, da Noruega, ficou em segundo lugar, com 46.53, seguido de Kyron McMaster, das Ilhas Virgens Britânicas, com 47.31.
Antes da final, o paulista de São Joaquim da Barra, de 23 anos, mostrou-se muito descontraído. Com a camisa do São Paulo FC, ele disse que estava confiante e muito animado. “Vamos brincar um pouco e aproveitar a oportunidade para se divertir”, afirmou.
Alison entrou na final com o quarto melhor tempo de 2023 entre os finalistas, com 47.38. Ele disputou apenas duas etapas da Liga Diamante, sendo segundo colocado em Monaco (47.66), no dia 21 de julho, e em terceiro em Zurique (47.62), em 31 de agosto. Com isso, somou 13 pontos e garantiu a sétima e última vaga para a final.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
Campeão mundial do Oregon-2022 e bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021, Piu ficou em quinto lugar no Mundial de Budapeste, na Hungria, em agosto, sentindo falta de ritmo de competição pelos problemas físicos enfrentados.
“Voltamos da Europa para avaliar as possibilidades de o Alison disputar a final do evento. Fizemos alguns treinos no Centro Olímpico de Treinamento de Chula Vista, condado de San Diego, onde concluímos que estava bem para a final”, disse o treinador Felipe de Siqueira da Silva. “Ele vai fazer a preparação final para os Jogos Pan-Americanos de Santiago no Brasil.”
Para o treinador, o ano de 2023 foi muito atípico, em função da lesão e da cirurgia sofridas pelo Piu, em fevereiro. “A preparação foi muito curta, metade do tempo que nós normalmente fazemos para grandes competições”, comentou. “Ele mostrou que está bem e poderá fazer uma preparação mais consistente para 2024.”