O paulista Alison dos Santos, campeão mundial dos 400 m com barreiras, em Eugene, no Oregon, em julho, faz parte do grupo de atletas que defende um mundo melhor na questão do meio ambiente já visando a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP27. A lista dos atletas foi divulgada na última semana pela World Athletics, na campanha Campeões para um Mundo Melhor, representando as seis áreas continentais da entidade.
A campanha, que reúne nove atletas, apoiará iniciativas de sustentabilidade no esporte e incentivará outros atletas a assumir um papel mais ativo na abordagem das preocupações ambientais.
Em uma pesquisa recente com atletas, a WA revelou que mais de 76% disseram estar muito preocupados com as mudanças climáticas; 72% sentiram que as mudanças climáticas afetaram seu esporte; e quase 90% disseram que o atletismo deveria ajudar a construir um futuro mais sustentável.
Com isso, a World Athletics anunciou seu grupo pioneiro de “Campeões por um Mundo Melhor” para dar voz às campanhas de sustentabilidade dentro do esporte. Os campeões vão defender práticas mais sustentáveis no atletismo e incentivar outros atletas a assumir um papel mais ativo na abordagem de suas preocupações ambientais.
+ Clique aqui e escolha sua próxima prova!
O anúncio ocorre agora quando líderes mundiais se preparam para se reunir na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP27. Sete em cada dez (72%) acreditam que as mudanças climáticas já impactaram diretamente o atletismo. Finalmente, 90% disseram que a World Athletics tem um papel a desempenhar na abordagem da sustentabilidade no esporte. A pesquisa foi realizada em quatro eventos diferentes do campeonato mundial de atletismo em 2022, com 737 atletas em 122 países respondendo.
Alison dos Santos, de 22 anos, disse que é importante a missão de lutar por um mundo melhor. “Como atletas, temos a missão de conscientizar sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente, tanto em nível social quanto econômico. Nós, atletas, hoje temos uma plataforma preciosa para falar com as pessoas que acompanham o esporte e conscientizar. Poder influenciar os outros é muito gratificante para mim. Estou muito feliz e entusiasmado por abraçar este desafio”, comentou em reportagem da WA.
Os nove campeões são do Brasil, Austrália, Estados Unidos, Filipinas, Burkina Faso, Itália, Suíça, Nova Zelândia e Nigéria, e competem em eventos internacionais do atletismo.
Os atletas foram recrutados para apoiar os esforços da World Athletics para reduzir o impacto ambiental do esporte em alinhamento com a Estratégia Mundial de Sustentabilidade do Atletismo. A estratégia visa a tornar a organização neutra em carbono até 2030 e fornecer um caminho para as federações membros e competições licenciadas atingirem emissões líquidas zero até 2040. A estratégia também incentiva os atletas a assumir um papel mais ativo na promoção da sustentabilidade e visa fornecer apoio para que suas vozes sejam ouvidas.
O presidente da World Athletics, Sebastian Coe, disse estar feliz com a iniciativa. “Está claro que a esmagadora maioria de nossos atletas está muito preocupada com os impactos que as mudanças climáticas estão causando em suas vidas e em nosso esporte. Queremos levar nosso esporte adiante com a defesa e as vozes de alto perfil que os atletas podem trazer.”
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
A campanha visa a aumentar a conscientização sobre os efeitos das mudanças ambientais no esporte. No início deste ano, a WA lançou “Cada Respiração Conta”, que instou as pessoas de todo o mundo a assinar uma Declaração pelo Ar Limpo. Na recente pesquisa com atletas, mais de 70% expressaram suas preocupações com a poluição do ar.
Além de destacar as preocupações que os atletas têm com as mudanças climáticas, os resultados mostram vontade por mudanças entre os atletas, com mais de 77% dos entrevistados dizendo que estão dispostos a mudar seu estilo de vida para reduzir os danos que suas atividades causam ao meio ambiente; 84% disseram que já reciclavam com frequência; e 71% afirmaram que evitavam principalmente o uso de plástico descartável.
Os campeões que integram a campanha por um mundo melhor são:
Tobi Amusan, Nigéria – 100m com barreiras – recordista mundial, campeã mundial de 2022
Kelsey-Lee Barber, Austrália – dardo – campeã mundial de 2019 e 2022
Ajla Del Ponte, Suíça – campeã europeia dos 60 m indoor de 2021, finalista olímpica de 100 m de 2022
Alison dos Santos, Brasil – 400m com barreiras – campeão mundial 2022, medalhista olímpico de bronze 2021 em Tóquio
Sam Mattis, EUA – disco – finalista da Olimpíada de 2021 e do Mundial de 2022
Eliza McCartney, Nova Zelândia – salto com vara – medalha de bronze olímpica de 2016
Ernest John Obiena, Filipinas – salto com vara – medalhista de bronze mundial 2022
Elena Vallortigara, Itália – salto em altura – medalha de bronze mundial 2022
Hugues Fabrice Zango, Burkina Faso – salto triplo – recordista mundial indoor, medalhista mundial de prata em 2022, medalhista de bronze olímpico em 2021
+ Leia também: Saiba como evitar a dor na lateral da barriga ao correr