
Adriano Bastos venceu a prova mas sofreu com o vento contra e o percurso acidentado (foto: Renata S. Bastos/Divulgação)
Na manhã do último domingo (09/09), os termômetros de Punta del Este marcavam 15°C quando cerca de 2.500 participantes largaram para a Maratona da cidade uruguaia. Os corredores, cerca de 900 brasileiros, estavam divididos nas distâncias de dez, 21 e 42 quilômetros.
O maratonista Adriano Bastos, heptacampeão da Maratona da Disney, venceu a prova mais longa com folga, marcando 2h30min52. O segundo colocado, o chileno Leonel Jesus Mayorga Barria, passou pela linha de chegada quase sete minutos mais tarde, com 2h37min19.
Bastos liderou a disputa de ponta a ponta, no mesmo ritmo em que realiza seus treinos longos preparatórios.
Cheguei a largar forte para ver se alguém viria junto, mas rapidamente comecei a abrir uma grande vantagem sobre todos, conta.
Apesar de a prova ser anunciada com um percurso todo plano pela orla da cidade no litoral uruguaio, Bastos sentiu algumas dificuldades. Depois do sexto quilômetro, o percurso ficou bastante acidentado, com subidas e descidas, principalmente na região interior da península. Além disso, o vento contra esteve forte na maior parte da prova.
Fiquei muito feliz por vencer esta maratona e colocar em meu currículo mais um titulo de uma prova internacional tão procurada por brasileiros. Realmente me senti em casa aqui, pois a torcida foi muito grande, comemora Bastos, que se prepara para seu próximo desafio, na Maratona de Santa Catarina, no dia 30 de setembro.
Entre as mulheres, a campeã foi a chilena Paola Molina, com 3h16min21. A argentina Soledad Bonzi e a uruguaia Verónica Molfino completaram o pódio.
Confira o resultado da Maratona de Punta del Este 2012
Masculino
Feminino
Este texto foi escrito por: Webrun