Adriano Bastos fala sobre sua convocação para o Mundial de Berlim

Redação Webrun | Maratona · 04 ago, 2009

Adriano Bastos nas 10 Milhas Mizuno (foto: Ricardo Leizer/ Webrun)
Adriano Bastos nas 10 Milhas Mizuno (foto: Ricardo Leizer/ Webrun)

O atleta Adriano Bastos, hexacampeão da Maratona da Disney, participa no próximo dia 22 de agosto do Mundial de Berlim. Ele representa o país na maratona junto com mais dois atletas, Marílson Gomes dos Santos e José Teles.

A convocação de Bastos foi feita de última hora. Ele, que é o quarto colocado do ranking brasileiro de maratona, foi chamado para substituir o terceiro colocado desse mesmo ranking, Cosme Ancelmo, que está lesionado.

Após sua convocação, Bastos mudou radicalmente o treinamento e conversou com o Webrun durante as 10 Milhas Mizuno, que aconteceu em São Paulo nesse último domingo (2). O maratonista venceu a prova na categoria individual.

Webrun – Você usou as 10 Milhas Mizuno como treino para o Mundial?
Adriano Bastos – Sim. Serviu como um treino forte. A prova foi encarada como parte da preparação do Mundial.

Webrun – O resultado desse treino foi bom, não é? Você venceu a prova.
Adriano Bastos – Achei que corri bem. Virei todos os quilômetros abaixo de 3min10seg. Senti que tive o domínio da prova. A maneira como corri deu uma bela motivada para o Mundial.

Webrun – Depois da convocação você mudou seu treino?
AB –Mudei totalmente meu treino. É aquele negócio de correr atrás do prejuízo, do atraso. Na mesma semana que chegou a minha convocação, eu já modifiquei todo o meu treino. Para ter uma idéia, no mesmo fim de semana após a notícia, eu já fiz um treino longo que não estava programado. Foi uma mudança radical em cima da hora. Mas já me adaptei. Estou treinando muito bem.

Webrun – Quando você vai para Berlim? Vai fazer aclimatação?
AB – Viajo dia no dia 17 de agosto. Chego lá na terça dia 18 e a prova é no dia 22. E já estou de volta no dia 25 de agosto.

Na minha opinião acho desnecessário fazer a aclimatação, se afastar da família, sair da rotina. Eu prefiro ficar na minha rotina normal, na semana da prova viajar, correr e depois voltar logo em seguida.

Webrun – Qual é o seu objetivo no Mundial?
AB – Já planejei algo. Quero correr abaixo de 2h18min. Uma vez que vou estar numa prova toda favorável, ou seja, correndo do lado dos melhores do mundo, num percurso plano, com clima frio, no mínimo, um resultado aceitável é abaixo de 2h18min.

Mas vou ver se consigo bater ali 2h16min20seg, tempo que corri a Maratona de Florianópolis no ano passado. Esse é o meu melhor tempo. Se conseguir correr novamente nessa casa de 2h16min vou ficar muito feliz. Além disso, esse é um resultado que automaticamente, pelo menos por enquanto, já me garante para o sul-americano no ano que vem.

Webrun – Como foi a repercussão da sua convocação?
AB – Foi muito boa. Meus alunos ficaram muito felizes. Houve um apoio geral. Foi muito legal.

O Mundial de Atletismo acontece em Berlim, Alemanha, entre os dias 15 e 23 de agosto. A prova de maratona masculina será realizada no penúltimo dia, 22 de agosto.

Este texto foi escrito por: Donata Lustosa

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!