Adriano Bastos, agora oficial, integra o time brasileiro de Berlim

Redação Webrun | Maratona · 20 jul, 2009

Adriano Bastos é o atual hexacampeão da Maratona da Disney (foto: Divulgação)
Adriano Bastos é o atual hexacampeão da Maratona da Disney (foto: Divulgação)

Atualizada às 15h

O maratonista Adriano Bastos recebeu uma convocação, agora oficial, para compor de última hora a equipe brasileira para o Mundial de Berlim, que acontece em agosto. A princípio iriam para o mundial os três melhores atletas do ranking brasileiro de maratona: Marílson Gomes dos Santos, José Teles e Cosme Ancelmo de Souza.

Mas Cosme Ancelmo não vai para Berlim porque se recupera de uma lesão. De acordo com o treinador do atleta, Dr. Henrique Viana, seu atleta fez um artroscopia no início do mês por causa de uma lesão no menisco.

Ainda segundo Dr. Henrique, essa era uma lesão antiga. Ancelmo foi atropelado em outubro do ano passado, de lá para cá se recuperou bem, porém, nos últimos meses as dores no joelho voltaram a aparecer.

“Depois de uma ressonância magnética foi constatado que o Ancelmo precisaria fazer uma artroscopia. Se fosse algo mínimo de ser reparado, ele não teria sua preparação afetada”, comenta. Porém, a lesão foi maior do que esperavam e Ancelmo teve que ficar 20 dias parados e deve voltar aos treinos progressivamente.

“Ele poderia ir para o Mundial para correr leve. Mas não iria fazer resultado, iria por passeio. E achamos que isso não seria justo”, conta Dr. Henrique. Já que Cosme Ancelmo não vai para Berlim, a terceira vaga para o Mundial fica com Adriano Bastos, quarto colocado no ranking nacional.

Convocação – A Confederação Brasileira de Atletismo confirmou a convocação de Adriano Bastos. O assessor de imprensa da Cbat, Benê Turco, encaminhou ao Webrun um e-mail com a confirmação do maratonista: “o Dr. Henrique nos solicitou dispensa do Cosme, por motivo de lesão, a Cbat convocou o próximo da lista de maratonistas com índice, Adriano Bastos”.

Mas, um fórum de treinadores brasileiro lembrou que na Cbat há uma regra que diz que no período de 90 dias antes do mundial, os convocados para a maratona não podem correr provas acima de 21 quilômetros. Essa regra seria uma forma de evitar desgaste dos profissionais.

Se essa regra for válida, Adriano Bastos não poderia correr o Mundial, já que ele participou da Maratona do Rio de Janeiro no dia 28 de junho e o Mundial de Berlim começa no dia 13 de agosto. Mas segundo Adriano Bastos, a notícia da convocação chegou na última quarta-feira através de um e-mail da própria Cbat.

“No início fiquei meio apreensivo pelo fato de ter acontecido tão em cima da hora e pelo pouco tempo que terei pela frente para treinar para uma competição tão importante, mas depois pensei um pouco em como foram meus últimos três meses no qual corri três maratonas seguidas e como me recuperei bem de cada uma”, revela.

Este texto foi escrito por: Donata Lustosa

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!