Uma doença que tem se tornado extremamente comum é a hipercolesterolemia, que nada mais que do que o colesterol ruim (LDL) alto. Esta doença pode ser genética hipercolesterolemia familiar) ou causada por maus hábitos alimentares e de vida.O colesterol sanguíneo é dosado por exame laboratorial (o famoso exame de sangue).
Quando abrimos o resultado, nos deparamos com 4 valores: colesterol total, HDL, LDL e VLDL. Vamos ver o que é cada um deles:
– Colesterol total: a soma do LDL, HDL e VLDL. Valor desejável: 200mg/dl.
– HDL (High Desnsity Lipid): lipídeo de alta densidade. É o famoso colesterol bom, ou seja, é a gordura boa que corre no nosso sangue. A gente brinca que ele é o gari da corrente sanguínea, pois passa limpando as gorduras ruins que vão ficando grudadas nas paredes dosvasos. Por isso, quanto maior ele estiver, melhor. Valor desejável: acima de 60mg/dl
– LDL (Low Density Lipid): Lipídeo de baixa densidade. Ele é o famoso colesterol ruim. Ele aumenta a aterosclerose, ou seja, o acúmulo de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos, aumentando a chance destes vasos entupirem e levarem a um infarto. Valor Ótimo: inferior a 102mgdl
– VLDL (Very Low Density Lipid): Lipídeo de Muito Baixa Densidade. Produzido no fígado e na corrente sanguínea pode se converter em LDL.Não apresenta valor de referência definido.
Legal, mas o que fazer para evitar aumento do colesterol ruim e prevenir doenças como ahipertensão e o infarto????Alguns alimentos são ricos em colesterol e levam ao aumento deste na corrente sanguínea. Estes alimentos devem ser evitados e consumidos esporadicamente. São eles:
– leite integral
– derivados de leite integral (iogurte, requeijão, creme de leite)
– queijos gordurosos (prato, parmesão, catupiry, cheedar, gorgonzola)
– frios e embutidos (lingüiça, salsicha, mortadela, salame, presunto)
– alimentos industrializados (lasanha congelada, esteaks de frango…)
– pele do frango- gordura aparente da carne
– carnes muito gordurosas (picanha, fraldinha, acém, capa de filé, contra filé)
– miúdos de galinha
Mas a boa notícia é que o colesterol bom tem como melhorar através da alimentação. E quais os alimentos que melhoram os valores de colesterol bom?
– oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes no máximo 1 colher de sopa por dia)
– azeite de oliva (no máximo 1 colher de sopa por dia)
– peixes ricos em ômega 3 (salmão, arenque, atum, sardinha)
– farinha de linhaça (pelo menos 1 colher de sopa por dia)
– aveia (na verdade ela ajuda a diminuir o colesterol ruim. Pelo menos 2 colheres de sopa por dia)
No caso de seus exames apontarem aumento de colesterol ruim, procure um cardiologista. Você será direcionado para o tratamento correto, seja ele apenas dieta e atividade física, ou ainda associado ao uso de medicação. Mas, não custa desde já preferir os alimentos do bempara proteger seu coração!!!

Procure evitar as carnes gordurosas. Foto: Pedro Simao/ Stock.Xchng
Este texto foi escrito por: BRUNA IASI