
A paisagem na cidade é um dos pontos altos da maratona (foto: Alexandre Koda/www.webrun.com.br)
A competição de 2011 dos 42 quilômetros da Salomon K42 pode ter sido uma das mais emocionantes. Naquele ano, no dia quatro de junho, o complexo vulcânico Cardón Caulle Puyehue gerou toneladas de cinzas que cobriram a cidade de Villa La Angostura, na Argentina. Como consequência, o turismo na região caiu drasticamente e elevou o desemprego da população local.
Mesmo assim, a maratona de montanhas mais famosa da América do Sul não deixou de ser realizada e ainda contou com a participação de 1.600 competidores, prontos para contribuir com a recuperação da cidade.
Passado o drama, a prova volta a realizar a etapa final da temporada K42 em Villa La Angostura. Entre os 2.000 participantes, mais de 200 são estrangeiros, principalmente do Brasil, Chile, Colômbia e Espanha.
A disputa cross country pela região acontece no dia 17 de novembro, a partir das 9h (horário local). O percurso foi redesenhando e, pela primeira vez, chega ao pico do Cerro Bayo, uma das montanhas da Cordilheira dos Andes, a 1.782 metros acima do nível do mar.
Além dos 42 quilômetros, é possível participar de uma corrida de quinze, ideal para quem quer conhecer o esporte pelas montanhas. Como a intenção é levar a família toda para o evento, as crianças também poderão participar de uma corrida infantil.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.k42trailrun.com/k42-final-villa-la-angostura.
Conheça a história da prova e a origem do Circuito Internacional K42, que tem uma etapa brasileira, em Bombinhas, em Santa Catarina.
Este texto foi escrito por: Webrun