
Casos de doping na Turquia podem suspender atletas do país de participarem do Mundial (foto: Nick Winchester/ Stock.Xchng)
O surgimento de inúmeros casos de doping na Turquia em tão pouco tempo mostra indícios de um programa sistemático de dopagem estar se desenvolvendo no país, aponta o jornal britânico Telegraph. Essas suspeitas podem suspender a participação da federação turca de atletismo no Mundial de Moscou, que começa em dez de agosto.
Iaaf instalará laboratórios temporários de análise no Quênia
Iaaf não considera grave o doping de Veronica Campbell-Brown
Essa sanção é a mais rígida que a Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf, em inglês) pode aplicar a um país-membro. Essa proibição pode acontecer caso se confirmem os casos de doping investigados pela Agência Mundial Antidoping (WADA). Segundo o jornal britânico, um grande número de atletas turcos foi testado durante competições e também em períodos de treinos.
Até 30 casos– Todos os atletas que foram submetidos aos testes tiveram resultados positivos, de acordo com a publicação britânica. Todas as amostras de urina coletadas apresentaram alguma anormalidade. Os exames foram realizados durante o período dos Jogos Mediterrâneos, que acontecerem entre 20 e 30 de junho.
A Iaaf agora espera o retorno das contraprovas para só então se pronunciar oficialmente. Uma fonte oficial, que não quis se identificar, disse ao Telegraph que são cerca de 30 casos de doping.
Campeã olímpica dos 1.500 metros é banida do atletismo
A intenção da entidade máxima do esporte de investigar o que está acontecendo na Turquia acontece devido aos recentes casos de doping envolvendo atletas do país. Recentemente, a medalhista de ouro em Londres nos 1.500m foi suspensa preventivamente por suspeita de doping.
![]() |
| Campeã olímpica nos 1.500m de Londres, a turca Asli Cakir pode ser banida do esporte – Foto: Erik van Leeuwen/ Licença Creative Commons |
Em maio, Asli Cakir Alptekein corre o risco de perder seu título olímpico e ser banida do atletismo, caso seu caso seja confirmado como positivo. Além dela, no mesmo mês, a bicampeã europeia nos 100m com barreiras, Nevin Yanit, também foi suspensa por ter sido flagrada com substâncias proibidas em seu organismo.
Este texto foi escrito por: Webrun
