Por que a Pirâmide Alimentar é uma enorme besteira?

Redação Webrun | Atletismo · 24 jun, 2013

Danilo Balu alerta para possíveis enganos (foto: Edu Cesar / Fotoarena)
Danilo Balu alerta para possíveis enganos (foto: Edu Cesar / Fotoarena)

Toda pessoa que tenha um mínimo interesse por Nutrição que seja, já deve ter visto algum exemplo de Pirâmide Alimentar. Elas existem aos montes; no comercial do Ministério da Saúde à aula de Biologia, da pseudo-revista científica passando pela revista sobre Corrida. É só seguir o padrão e chegamos a uma “alimentação balanceada”, essa entidade que nenhum profissional consegue explicar direito sem cair em contradição.

A maioria dos nutricionistas e muitos médicos devem ter um quadro dessa pirâmide alimentar na parede do consultório. Nela você tem na base os alimentos que deveríamos consumir em maior quantidade e frequência, já no topo aqueles que devem ser consumidos com muita moderação. Quando estudava na Faculdade de Saúde Pública da USP, aprendi que existe até uma pirâmide brasileira!

Então é só você seguir essas recomendações para chegarmos a uma boa dieta, certo? Errado. É muita besteira junta. Por quê?

Pesquisas foram feitas, mas não são específicas. Foto: Blickwinkel/imago/Fotoarena
Pesquisas foram feitas, mas não são específicas. Foto: Blickwinkel/imago/Fotoarena

Quando tem estabelecido um padrão que seria adequado ou recomendado para uma população consumir, você deve imaginar dezenas de pesquisadores e cientistas indo atrás do que seria a melhor dieta. Pesquisas sendo feitas seguindo o que manda a Ciência até que chegaram à famosa pirâmide. Seria isso?

Não quero decepcioná-lo, mas foi assim: preocupado com o aumento de obesidade e casos de doenças cardíacas nos EUA, um senador americano em 1973 por conta própria criou com seus assessores a tal recomendação. Qual a formação do tal senador? História. Qual o passado desse senador com Ciências da Saúde. Nenhum. Qual a relação dos assessores dele com ciência? Nenhum.

É baseado nisso que a pirâmide que enfeita a parede do seu Nutricionista foi feita. Aquele quadro e a pirâmide brasileira têm tanta ciência quanto a afirmação da sua avó que dizia que comer manga e beber leite faz mal: nenhum, nada. A pirâmide alimentar é um achismo puro, um arremedo de ciência. Acredita e faz uso da pirâmide alimentar o profissional que quer, mas não aquele que tem juízo.

Este texto foi escrito por: Danilo Balu

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!