
Giovani tem como objetivo disputar o Mundial de Moscou (foto: Renato Aranda/ webrun.com.br)
A prova mais importante da nona edição do Campeonato Brasileiro/ Caixa de Corridas de Fundo em Pista foi tão emocionante quanto os espectadores aguardavam. Com a presença de Marílson Gomes dos Santos, Giovani dos Santos e Gilberto Silvestre Lopes, a disputa dos 10.000 metros foi decidida na última volta.
Os três nomes de destaque do field carregavam com eles conquistas importantes na distância. Marílson, além de ter sido o brasileiro mais rápido na Maratona Olímpica, é o atual campeão Pan-Americano na distância. Giovani foi o terceiro colocado em Guadalajara e está vivendo um excelente momento na carreira, enquanto Silvestre Lopes é o atual campeão do Campeonato Brasileiro.
![]() |
| Giovani correu para obter índice para o Mundial, enquanto Maríslon (ao fundo) só tinha como objetivo melhor preparação Foto: Marcelo Ferrelli/ CBAt |
Ótima fase– Após o tiro de largada todas as marcas conquistadas pelos atletas foram deixadas para trás. Porém, o atual momento que vive Giovani parece tê-lo acompanhado pelas 25 voltas na pista de atletismo do Sesi de Piracicaba (SP).
Enquanto Marílson, por ter a melhor marca na distância (27min28s12) era nome favorito entre os atletas, a disposição de Giovani acabou prevalecendo. Em um sprint na última volta o atleta da Pé de Vento conseguiu se distanciar do bicampeão da Maratona de Nova York, depois de os dois terem revezado a liderança da corrida durante toda a prova.
De acordo com Giovani, o objetivo era alcançar o índice para o Mundial de Moscou (28min05s00), que acabou escapando por um pouco mais de 20 segundos. A prova foi muito forte. Ainda tenho outras competições pela frente e tenho certeza que vou conseguir a marca, afirma.
Já Marílson tinha como meta apenas a sua preparação para o segundo semestre, quando pretende correr uma maratona. O meu objetivo é me preparar bem para o segundo semestre. Vou correr ainda os 10.000 do Troféu Brasil, visando melhorar minha performance nas provas de rua, comenta o maratonista olímpico.
Vitória de Cruz Nonata– Entre as mulheres Cruz Nonata, campeã da prova em 2012, e Tatiele Roberta de Carvalho eram os dois nomes de maior destaque. As duas imprimiram ritmo forte desde o início e revezaram na ponta até quase metade da disputa, quando Cruz aumentou o pace e se distanciou de Tatiele, garantindo o bicampeonato.
![]() |
| Cruz Nonata conseguiu impor ritmo forte e se distanciou a partir do meio da prova Marcelo Ferrelli/ CBAt |
Confira o resultado Campeonato Brasileiro/ Caixa de Corridas de Fundo em Pista 2013:
Masculino
Feminino
Este texto foi escrito por: Webrun

