
Autoridades reunidas na inauguração da pista (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
Na manhã da última sexta-feira (30/07), diversas autoridades se reuniram no Centro Olímpico de São Paulo, na região do Ibirapuera, para a inauguração da nova pista de atletismo do local. Construída com a mesma tecnologia utilizada no Estádio Olímpico de Berlim, a pista abrigará treinamentos e competições nacionais e internacionais.
Dentre as autoridades presentes estavam o vereador e ex-judoca, Aurélio Miguel, a ex-jogadora de basquete e atual Coordenadora de Gestão do Esporte de Alto Rendimento, Magic Paula e o atual Secretário de Esportes da Cidade de São Paulo, Valter Rocha. Entre os representantes do atletismo estavam o Presidente da Federação Paulista, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho e Roberto Gesta de Melo, presidente da CBAt.
A nova pista substitui a antiga, feita de carvão, e possui medida oficial de 400 metros de extensão e área total de 6.872,77 m2, incluindo a pista de aquecimento e áreas duplicadas de saltos e arremessos. Ela foi construída com borracha reciclável e ecologicamente tratada, conta com oito raias, cada uma com 1,22 m de largura e tem certificação Classe Um, a maior dada pela IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo).
Precisávamos de uma pista de qualidade em São Paulo para priorizar os atletas de elite, de olho na preparação para a Olimpíada de 2016, comenta Gesta de Melo. Hoje temos poucas pistas no Brasil em relação à necessidade do país. Já que vamos sediar uma Olimpíada, temos que deixar um legado e a Prefeitura dá um passo grande rumo a isso, completa.
Já segundo Toninho, a existência de mais uma pista na capital é fundamental para aprimorar o esporte. São Paulo é muito carente em pistas e aqui será um local para revelar talentos, já que poderemos trabalhar projetos sociais e o alto rendimento. O dirigente conta ainda que a outra pista existente em São Paulo, a do Constâncio Vaz Guimarães, entrará em reforma a partir desta segunda-feira (02/07).
A previsão são seis ou sete meses para que fique tudo pronto. Teremos um equipamento moderno, onde serão desenvolvidos mais projetos. Com uma pista da Prefeitura e uma do Governo, vamos melhorar as condições na cidade, conta o dirigente, que já adianta a volta do Troféu Brasil de Atletismo para a capital paulista. Fizemos um esforço para que voltássemos a sediar a competição e já está quase tudo acertado.
Tradicionalmente disputada na pista do Constâncio, a maior competição de atletismo por equipes do país, vinha sendo realizada na pista do Engenhão (RJ). É bom que a competição esteja em São Paulo, afinal as principais equipes estão aqui, comenta o meio fundista do Clube Pinheiros, Fabiano Peçanha.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda