Sul-Americano de Corrida em Trilha e Montanha será em abril, na Bolívia

Redação Webrun | Corrida · 05 mar, 2026

O Campeonato Sul-Americano de Corrida em Trilha e Montanha 2026 será realizado na cidade de Samaipata, Santa Cruz, na Bolívia, de 16 a 19 de abril. O Brasil terá uma seleção competitiva, com os campeões de todas as categorias do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo de Corrida em Trilha e Montanha 2026 relizado no último domingo (1/3), simultaneamente ao The Hill Race em Prol do Itupava, no Parque Estadual da Serra da Baitaca em Quatro Barras, Paraná.

As disputas do Sul-Americano serão nas categorias Sub-20, Vertical (8 km), Classic (14 km), Short Trail (42 km) e Long Trail (80 Km).

Foto: Divulgação

O Brasileiro definiu os campeões nacionais nas modalidades Short Trail, Classic, Vertical (Uphill) e Classic Sub-20 e serviu como critério para composição da seleção brasileira que disputará o Campeonato Sul-Americano de Corrida em Trilha e Montanha 2026. Para o long trail serão chamados os atletas mais bem colocados no Ranking Internacional Trail Running (ITRA), nos 80 Km. 

A terceira edição do Brasileiro foi considerada um sucesso pelos participantes. Pela primeira vez a competição foi transmitida ao vivo pelo YouTube e quem estava na Arena do Brasileiro pode acompanhar ao vivo em telão, instalado próximo a largada, chegada, “padrão Europa”, segundo comentaram os envolvidos. 

Também foram destaques os padrões de segurança na trilha e da área médica, a realização de exames antidoping e os cuidados com a preservação das trilhas e montanha do Parque Estadual da Serra da Baitaca. O Brasileiro usou trilhas históricas como o Caminho de Itupava, que era utilizada por indígenas e colonos para a circulação de pessoas e mercadorias no século 17.

“Foi um grande evento. Conversei com muitos atletas e treinadores e o Brasileiro teve uma evolução muito grande desde a primeira edição. A Arena montanha era muito legal e os organizadores conseguiram fazer a transmissão com a utilização de drones e atletas com câmaras corporais. Parabenizo a todos e agradeço o Governo do Paraná pela parceria e o patrocínio, juntamente com a Caixa e as Loterias Caixa”, analisou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Também destacou a importante a participação de atletas de pista e de corredores de rua competindo no Brasileiro de Trilha e Montanha e com boa performance, como Gabriela de Freitas Tardivo, que foi bicampeã do Classic (1:47:45) e a jovem Fernanda Sandri Schneider que competiu na trilha e montanha pela primeira vez e foi campeã no Classic Sub-20 – 7 Km (38:47). “Essa presença de atletas de elite de pista e corrida de rua, além dos atletas que já atuam na modalidade, aumenta cada vez mais o nível”, destacou Wlamir Motta Campos. 

Allison Rocha Peres, campeão do Classic – 17 km (1:27:22), que deu um feed back muito positivo da organização do campeonato, é um dos que está fazendo a transferência de sua carreira da pista para a rua – está treinando para estrear na maratona – e para a trilha e montanha. “Vem sendo sensacional todo esse processo”, disse Alisson, acrescentando que o fato de a corrida em trilha e montanha entrar no calendário do Atletismo Brasil fortalece a prova.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

Gabriela de Freitas Tardivo foi bicampeã brasileira de trilha e montanha no Classic ainda não pretende deixa as competições de pista, mas disse que a trilha e montanha tem se encaixado muito bem em sua preparação para as temporadas. Confirmou participação no Sul-Americano da Bolívia – garantiu sua vaga na seleção como campeã brasileira e também não descartou a possibilidade de buscar vaga no Mundial de Corrida de Trilha e Montanha, na Cidade do Cabo, África do Sul, em 2027.

Campeões brasileiros
Prova Itupava – 32 km – short trail
Feminino
Francieli Renata Kiekow – 3:43:52
Letícia da Silva Saltori – 3:54:47
Patrícia Maria Nicolau de Andrade – 3:56:00
Masculino
Rogério Silvestrin – 2:58:24
Cleverson Luis Del Secchi – 3:06:43
Cleber Maraga – 3:09:14
Largada Anhangava – 17 km – Classic
Feminino
Gabriela de Freitas Tardivo – 1:47:45
Sandra Martins Bezzera – 2:07:41
Letícia Gallas – 2:38:35
Masculino
Allison Rocha Peres – 1:27:22
Cristiano José Tedeski – 1:27:27
Caio Felipe Lima – 1:36:19
Largada Uphill (Vertical)
Feminino
Anastacia Rocha Pereira – 56:05
Rozelene Rodrigues Padilha – 56:57
Suzany Perardt – 58:47
Masculino
João Luiz da Silva – 47:36
Fábio Júnior Apolinário – 48:14
Luiz Arthur Skitteberg Paes Ribeiro – 48:19
Largada Borda do Campo 7 km (Classic Sub-20)
Feminino
Fernanda Sandri Schneider – 38:47
Yasmin Nogueira Ferreira – 40:53
Lorena Roberta Baier Rose – 44:08
Masculino
Gustavo Padilha Leal – 30:36
Kaio August Souza Martins – 30:34
Lucas Magno Carvalho – 32:33

Veja no YouTube

O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo de Corrida em Trilha e Montanha 2026 será realizado ao mesmo tempo em que o The Hill Race (www.thehillrace.com.br) e é competição do calendário da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com apoio da Federação de Atletismo do Paraná (FAP).

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!