Enquanto se aproxima o momento da centenária Corrida Internacional São Silvestre, o futuro se mostra promissor com a realização da 28ª São Silvestrinha. Neste domingo (15/12), nem a garoa paulistana impediu centenas de crianças e jovens de demonstrar todo seu entusiasmo – e aquele friozinho gostoso na barriga – de construir uma relação de amor pelo esporte. A São Silvestrinha é uma festa que reforça a cultura da corrida de rua nacional para as próximas gerações.
“A Prova foi criada exatamente para isso: incentivar o futuro. E, hoje, vendo essa arena cheia, é nítido que estamos cumprindo esse propósito. A história e o legado da maior competição de rua da América Latina estão sendo perpetuados”, comentou Erick Castelhero, Diretor da São Silvestrinha e da São Silvestre.
Divididos em baterias de 100m a 800m, os participantes, de 4 a 17 anos, mostraram como a São Silvestrinha se tornou, de fato, um reflexo da São Silvestre. A festa na Arena montada no Centro Olímpico de Treinamento Mário Ary Pires, em São Paulo, foi marcada pela disputa acirrada pela vitória em cada bateria.
DE OLHO NO PÓDIO
Primeiro largaram os mais velhos e mais uma vez, o time de atletismo de Saquarema (RJ) foi destaque, com 28 jovens corredores. Mais do que as vitórias, o projeto social que os acompanha reflete a paixão pela corrida, passando de geração em geração. “Eu participei da 1ª edição da São Silvestrinha e hoje estou aqui, comandando essa turma junto ao mesmo treinador que me orientava. Eu fico emocionada só de lembrar”, conta Claudia dos Santos, coordenadora do projeto.
Tanto na arquibancada quanto na pista, muitos corredores adultos da São Silvestre também marcaram presença. Alguns, como o paulistano Reinaldo Ribeiro (46), que levou o seu filho Renan (16). “Já corremos juntos em outras provas. Ele ia no carrinho. Este ano, Renan entrou na pista com um objetivo: vencer. Sabíamos que eu tinha uma chance, e deu certo. Meu sonho é estar nas Olimpíadas”, diz o garoto.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
Para Bruno Erreria e sua filha Bruna, o foco não era competir, mas sim curtir o momento juntos. “Fiz um combinado com ela e corremos um quilômetro juntos todos os dias como preparação. A intenção é se divertir e aproveitar a jornada, colocando hábitos saudáveis na nossa rotina”, conta Bruno. Bruna, orgulhosa do esforço, já pensa no futuro: “Quem sabe um dia não corro com ele na São Silvestre?”.
CELEBRAÇÃO EM FAMÍLIA
Em 2024, a ASICS se tornou patrocinadora principal dos dois eventos. Neste domingo, a marca realizou várias atividades na Arena, como demonstrações de tênis e distribuição de adesivos e gibis. Enquanto a expectativa para a Corrida de São Silvestre cresce, Felipe Pontual, diretor de marketing da ASICS, aproveitou a oportunidade para correr ao lado do filho. “Foi incrível correr em dupla. Ele adora as corridas kids. Acho muito importante para as crianças aprenderem a correr por prazer, como uma competição com elas mesmas. Não é fácil, mas em um ambiente tão legal, cheio de crianças, é uma ótima preparação para a grande celebração da corrida, que é a São Silvestre.”
A São Silvestrinha é uma realização e propriedade da Fundação Cásper Líbero, promovida pelo site Gazeta Esportiva. Conta com o especial apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura da Cidade de São Paulo e supervisão técnica da CBAt e FPA. A organização técnica, pela primeira vez, foi da Vega Sports. A ASICS é a patrocinadora oficial. Parceiros: Lindoya Verão e Benassi SP. Apoio: Polenguinho e dr.consulta.
Confira mais no site: www.saosilvestre.com.br/sao-silvestrinha