Olimpíadas

Ouro grego nos 400m com barreira feminino

Atletismo · 26 ago, 2004

Ontem os gregos fizeram festa no estádio Olímpico de Atenas. Isto porque, a atleta Fani Halkia, representante da Grécia nos 400m com barreira, faturou o ouro. Ela terminou prova no tempo de 52s82 e superou a romena Ionela Tirlea-Manolache, medalha de prata (53s38), e a ucraniana Tetiana Tereshchuk-Antipova, bronze com 53s44.

Triatlhon: Neozelandês leva o ouro

Triathlon · 26 ago, 2004

Hoje foi a vez dos homens participarem da prova de Triathlon nas Olimpíadas. A largada foi dada às 10h, horário local, e de 50 participantes apenas 42 cruzaram a linha de chegada. O grande campeão foi o neozelandês Hamish Carter, no tempo de 1:51:07. A prata ficou com o compatriota dele, Bevan Docherty, em 1:51:15. Já a terceira posição foi para Sven Riederer, da Suíça, com 1:51:33.

Os três brasileiros que participaram da prova chegaram nas últimas posições. Leandro Macedo foi o melhor do trio e ficou com o 31º lugar (1:57:39). Já Paulo Miyashiro obteve um bom desempenho na natação completando a etapa em segundo lugar. Mas no ciclismo ele perdeu posições e ficou com a 34ª posição no geral (1:58:16). Juraci Moreira (2:02:35) foi o penúltimo colocado.

Canadense cai e americana vence 100m com barreiras

Atletismo · 25 ago, 2004

A atleta favorita para conquistar o ouro dos 100 metros com barreiras, Perdita Felicien, tropeçou e caiu no início da prova. Além disso, ela derrubou a russa Irina Shevchenko que também ficou de fora da competição. Após trapalhada a vencedora foi a americana Joanna Hayes, com 12s37.

A prata ficou com a ucraniana Olena Krasovska (12s45) e o bronze com a americana Melissa Morrison (12s56).

Marroquino é ouro nos 1500m

Atletismo · 25 ago, 2004

O marroquino El Guerrouj não se conteve e caiu em lágrimas na final dos 1500m. Isto porque o meio-fundista conquistou a medalha de ouro da modalidade em uma disputa acirrada na reta final com o queniano Bernard Lagat.

El Guerrouj é tetracampeão mundial dos 1500m e só faltava o ouro para ele completar o quadro de medalhas. O bronze ficou com o português Rui Silva, no tempo de 3min34s68.

Duelo nos 400 metros rasos feminino

Atletismo · 25 ago, 2004

Uma das disputas mais aguardadas do atletismo foi a dos 400 metros rasos. Isto porque, as favoritas Ana Guevara, do México, e Tonique Darling-Williams, de Bahamas duelaram lado a lado para a conquista do ouro. A medalha dourada ficou com Tonique em 49s41. A campeã do mundo Guevera levou a prata (49s56). O bronze foi para a russa Natalya Antyukh (49s89).

Quênia domina o pódio nos 3000m com obstáculos

Atletismo · 25 ago, 2004

Depois dos Estados Unidos ter dominado o pódio dos 400m ontem foi a vez do Quênia. Os velocistas quenianos conquistaram o ouro, a prata e o bronze nos 3.000 metros com obstáculos.

Ezekiel Kemboi foi o primeiro colocado com 8min05s81, seguido pelos compatriotas Brimin Kipruto (8min06s11) e Paul Kipsiele Koech (8min06s64). A última vez que o Quênia dominou o pódio olímpico foi em Barcelona-92 também nos 3.000m com obstáculos.

Triathlon: austríaca fatura o ouro

Triathlon · 25 ago, 2004

A austríaca Kate Allen surpreendeu e faturou o ouro no triatlhon. A competição aconteceu na manhã de hoje e no “sprint” a triathleta, que até o final da prova estava atrás das primeiras colocadas, ultrapassou as lideres e conquistou o primeiro lugar.

A prata ficou com australiana Loretta Harrop e o bronze com a norte-americana Susan Williams. A única brasileira que completou a prova foi Mariana Ohata. Ela terminou o percurso em 37º lugar, com o tempo de 2:16:52.

Já Sandra Soldan desistiu de brigar pelo ouro por causa de uma lesão no glúteo. A brasileira Carla Moreno também não completou a prova. Elas foram as primeiras triatlhetas a abandonarem a competição. Ao todo cinco triathletas não cruzaram a linha de chegada.

Japonesa leva o ouro na maratona e Radcliffe desiste

Maratona · 25 ago, 2004

Na última segunda-feira aconteceu em Atenas uma das provas mais antigas dos Jogos Olímpicos, a maratona. E a grande vencedora foi a japonesa Mizuki Noguchi no tempo de 2h26min20s. A queniana Catherine Ndereba ficou com a prata em 2h26min32s. E o bronze com a americana Deena Kastor (2h27min20s).

As brasileiras Márcia Narloch e Marlene Teixeira não completaram a prova. Outra maratonista que também abandonou a competição foi a inglesa Paula Radcliffe. Segundo agências internacionais, Radcliffe liderou a prova até o quilometro 10, mas depois foi alcançada pelas adversárias. Ela chorou bastante ao desistir da briga pelo ouro olímpico.

(Mais um) DESABAFO OLÍMPICO

Há exatamente quatro anos atrás, acompanhando a Olimpíada de Sydney escrevi um artigo com esse título... pois a história se repetiu. Grande parte da mídia nos deixou a impressão que nesta de Atenas iríamos faturar muitas medalhas (ouro de preferência), superando o total dos últimos Jogos Olímpicos de 2000, quando ganhamos apenas 12 medalhas (seis de prata e seis de bronze). Disseram-nos após os Jogos Pan-americanos deste ano, que seríamos a nova nação esportiva emergente, e assim La Nave se Va !!!

Eis um trecho do artigo: ...terminou melancolicamente a última Olim-piada do século XX, de 2000. Cadê a(s) conquista(s) dos nossos atletas ? Foram bem preparados ou foram para a vitrine??? Não é novidade que o patro$$ínio manda e desmanda. Caros torcedores que, como nós, passaram madrugadas torcendo por alguns atletas, muitos deles incrivelmente incompetentes, minhas condolências !! Muitos de nós médicos fomos procurados por atletas do baixo clero (sem fama e sem $$$) que haviam conseguido o índice olímpico e estavam se preparando para Sidney, e para surpresa geral vieram fazer exames cardiovasculares completos. Evidentemente incluímos, orientação nutricional para esporte, testes psicológicos etc. tudo no Dante Pazzanese, instituição pública paulista sem invenções ou pajelanças como andar sobre brasas etc. Esses atletas vieram por decisão própria, porque não tinham as facilidade$$ de alguns atletas. É incrível que a relação matemática entre população brasileira/boas colocações seja baixíssima na hora do vamos ver!!! Perdemos de países que não tem um COB- comitê olímpico brasileiro com a verba que ele tem...

Não cito nomes de atletas, porque na maioria são uns abnegados. Quem não é patrocinado, não tem um bom preparo e fim. Aguardemos o Pan-americano no Rio de Janeiro é esse será mais uma promessa com muito ufanismo. Soluções existem, chega de cartolagem hospedada no Queen Mary, o super transatlântico fundeado no porto grego, precisamos de apoio verdadeiro aos atletas com e sem patrocinador. Profissionais competente existem, dinheiro existe, mas...o que acontece afinal ?

Até breve, com os cumprimentos sinceros aos atletas que deram sangue suor e lágrimas pelo nosso Brasil.


(Mais um) DESABAFO OLÍMPICO

Maratona · 24 ago, 2004

Há exatamente quatro anos atrás, acompanhando a Olimpíada de Sydney escrevi um artigo com esse título... pois a história se repetiu. Grande parte da mídia nos deixou a impressão que nesta de Atenas iríamos faturar muitas medalhas (ouro de preferência), superando o total dos últimos Jogos Olímpicos de 2000, quando ganhamos apenas 12 medalhas (seis de prata e seis de bronze). Disseram-nos após os Jogos Pan-americanos deste ano, que seríamos a nova nação esportiva emergente, e assim La Nave se Va !!!

Eis um trecho do artigo: ...terminou melancolicamente a última Olim-piada do século XX, de 2000. Cadê a(s) conquista(s) dos nossos atletas ? Foram bem preparados ou foram para a vitrine??? Não é novidade que o patro$$ínio manda e desmanda. Caros torcedores que, como nós, passaram madrugadas torcendo por alguns atletas, muitos deles incrivelmente incompetentes, minhas condolências !! Muitos de nós médicos fomos procurados por atletas do baixo clero (sem fama e sem $$$) que haviam conseguido o índice olímpico e estavam se preparando para Sidney, e para surpresa geral vieram fazer exames cardiovasculares completos. Evidentemente incluímos, orientação nutricional para esporte, testes psicológicos etc. tudo no Dante Pazzanese, instituição pública paulista sem invenções ou pajelanças como andar sobre brasas etc. Esses atletas vieram por decisão própria, porque não tinham as facilidade$$ de alguns atletas. É incrível que a relação matemática entre população brasileira/boas colocações seja baixíssima na hora do vamos ver!!! Perdemos de países que não tem um COB- comitê olímpico brasileiro com a verba que ele tem...

Não cito nomes de atletas, porque na maioria são uns abnegados. Quem não é patrocinado, não tem um bom preparo e fim. Aguardemos o Pan-americano no Rio de Janeiro é esse será mais uma promessa com muito ufanismo. Soluções existem, chega de cartolagem hospedada no Queen Mary, o super transatlântico fundeado no porto grego, precisamos de apoio verdadeiro aos atletas com e sem patrocinador. Profissionais competente existem, dinheiro existe, mas...o que acontece afinal ?

Até breve, com os cumprimentos sinceros aos atletas que deram sangue suor e lágrimas pelo nosso Brasil.

Lucimar Moura não se classifica para semi dos 200m

Atletismo · 24 ago, 2004

A brasileira Lucimar Moura não conseguiu se classificar para a semi-final dos 200 meros rasos. Ela ficou em último lugar na sua bateria com o tempo de 23s44. O melhor tempo das classificadas para a semi foi da jamaicana Veronica Campbell com 22s49.