· ,

1970-01-01 -
Bekele espera conseguir rodagem para alcançar índices para Moscou (foto: André Zehetbauer/ Licença Creative Commons)
Bekele espera conseguir rodagem para alcançar índices para Moscou (foto: André Zehetbauer/ Licença Creative Commons)

Zersenay Tadese, o meia maratonista mais rápido do mundo, volta às ruas nesse sábado, 6/04, com o objetivo de vencer a Meia Maratona de Praga, na República Tcheca e ainda quebrar seu próprio recorde. Para isso, o fundista precisará completar os 21 quilômetros em menos de 58min23. “Eu vou tentar bater o recorde mundial, mas o clima pode ser decisivo”, afirmou o eritreu.

A previsão do tempo para a manhã de sábado em Praga é de 5°C, temperatura baixa para uma corrida em um ritmo mais pesado. Porém, para compensar o frio, os organizadores oferecem altas cifras para deixar qualquer corredor aquecido na busca pelo novo tempo. O atleta que cruzar a linha de chegada abaixo do tempo do recorde mundial receberá 100 mil euros pelo feito.

Desafiante– Enquanto Tadese está na busca pelo novo tempo mais rápido em meias maratonas, o queniano Philemon Limo quer primeiro desbancar o grande favorito e pentacampeão mundial de meias maratonas para depois pensar em colocar seu nome ao lado do tempo mais rápido na distância.

Segundo Limo, “tudo é possível em Praga” ainda mais para quem esteve literalmente lado a lado com umdos melhores maratonistas do mundo em seu último treino. “Uma vez na semana nós temos uma sessão de treinos com cerca de 400 corredores. Nós a chamamos de ‘O fim da estrada’, porque o treino vai até o fim daquela estrada”, explica ele, que antes de embarcar para Praga conseguiu acompanhar Wilson Kipsang durante um desses treinos.

Zersenay Tadese está em busca de cravar novo recorde mundial nos 21 quilômetros   Foto: Elemaki/ Licença Creative Commons
Zersenay Tadese está em busca de cravar novo recorde mundial nos 21 quilômetros Foto: Elemaki/ Licença Creative Commons

Bekele em busca de Moscou– O recordista mundial nos 5.000 e 10.000 metros, Kenenisa Bekele correrá uma prova de dez quilômetros na Irlanda. A largada está marcada para o dia 14/04.

O objetivo de Bekele nessa prova é recuperar a forma após o longo período parado. Depois das Olimpíadas de Londres, em que acabou em quarto lugar nos 5.000 metros, o etíope deixou as competições de lado.

Com a proximidade do Mundial de Atletismo de Moscou, o fundista quer garantir o seu reinado na Irlanda, já que é o atual campeão do percurso, mas acima de tudo entrar em forma para alcançar os índices necessários para viajar à Rússia, em agosto.

Este texto foi escrito por: Webrun