Solonei foi o segundo mais rápido no Rio de Janeiro (foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm)
Solonei Rocha e Adriana Aparecida foram os principais nomes brasileiros na Golden Four Asics Rio de Janeiro. Apesar de não terem vencido a meia maratona, os dois fundistas saíram da prova satisfeitos com a medalha de prata na etapa.
Solonei, que tem como foco a Maratona de Padova (Itália), no dia 21 de abril apesar de já ter alcançado o <a href=/maratona/n/solonei-supera-marca-da-cbat-e-vai-para-o-campeonato-mundial-da-russia/14563 target=_blankíndice para o Mundial de Moscou , afirma que a meia foi proveitosa como forma de preparo para o objetivo maior desse primeiro semestre. Estou contente com o meu tempo, pois usei a prova como treino para Padova, onde tentarei garantir minha vaga para o Mundial.
Adriana também reitera o discurso de Solonei, apesar de ter cruzado a linha de chegada esperando um resultado superior. Esperava fazer a prova na casa de 1h13min, mas não foi possível. Mas ainda tenho tempo para melhorar o desempenho até Londres e conseguir o índice para o Mundial, afirma.
Domínio queniano– As medalhas de ouro nas duas categorias de elite ficaram com os quenianos Paul Kimutia e Jacklyne Rionoripo, que também quebrou o recorde da prova feminina.
Com tempo de 1h05min03, cerca de 40 segundos mais rápido que Solonei, Kimutai se tornou bicampeão da etapa, enquanto sua compatriota conseguiu a primeira vitória na temporada. Apenas um segundo mais rápida que o recorde de 2012, a africana garantiu a vitória e um prêmio de R$ 2 mil pela nova marca de 1h16min01.
Etapa do Rio de Janeiro teve crescimento de 9% no número de participantes Roosevelt Cássio/ Boliche |
Formato ganha público– O ano de 2013 marcou a terceira edição da etapa Rio de Janeiro no circuito de meias maratonas organizado pela Asics. Nesse período, a fabricante de materiais esportivos registrou crescimento de público, além de aumento na quantidade de concluintes.
Segundo a marca, para a edição deste ano foram 4.010 inscritos contra 3.694 em 2012, o que significa um aumento de 9%. Outro dado que também acompanhou o crescimento dessa corrida foi o de concluintes. Em 2013, 3.224 corredores cruzaram a linha de chegada, aumento de 16% em relação ao ano passado, quando 2.772 terminaram os 21 quilômetros.
Além dos depoimentos dos participantes, que consideraram a prova bem organizada, e os próprios números divulgados pela Asics, o presidente da Associação de Treinadores de Corrida, Nelson Evêncio, faz uma análise comparando os números de concluintes da Meia Maratona de Brasília com os da Golden Four do Rio de Janeiro.
Tendo como base o ano de 2011, a Meia de Brasília teve decréscimos na quantidade de corredores que cruzaram a linha de chegada. No ano base, 840 pessoas encerraram a prova, enquanto em 2012 esse número caiu em 100 participantes. Neste ano o número de atletas que terminaram a prova do Distrito Federal foi ainda menor: 644 pessoas cumpriram os 21 quilômetros.
No Rio de Janeiro o cenário é contrário ao que acontece na capital federal. No ano de estreia da etapa, 2.689 corredores completaram a prova, enquanto em 2012 esse número subiu 2,7% e saltou para 16,3% neste ano.
Para Andrea Longhi, gerente de marketing da Asics, esses números mostram que o circuito se firmou no cenário nacional das corridas de rua. Estamos muito contentes em atingir esse patamar pelo terceiro ano consecutivo e proporcionar aos brasileiros uma competição de tão alto nível, encerra.
Este texto foi escrito por: Webrun