· ,

1970-01-01 -
Atleta correu meia maratona para se preparar para prova internacional (foto: Rafaela Castilho/ webrun.com.br)
Atleta correu meia maratona para se preparar para prova internacional (foto: Rafaela Castilho/ webrun.com.br)

Apesar de muitos considerarem a chuva e o frio um grande empecilho para sair debaixo das cobertas nesse domingo (14/04), o tempo não poderia ser mais ideal para os corredores que venceram seu tempo na Meia Maratona Corpore Netshoes. Com largada em ondas às 7h30 na USP, o percurso passava próximo a áreas arborizadas da Cidade Universitária, Jockey Club e Parque Villa-Lobos.

Muitos atletas que se aglomeravam na arena da prova começaram a perceber que o percurso seria trabalhoso assim que pisaram no local, que estava com muito barro. A chuva que durou toda a madrugada de sábado (13/04) para domingo (14/04) também formou diversas poças pelo caminho.

A disputa – Após 18 quilômetros, Célio Falcão continuava na primeira posição, mas Fredison Costa descarrilou rumo à primeira posição. “Senti um pouco de dor no tornozelo e na panturrilha no começo da prova. A meia maratona foi para mim um complemento do meu treinamento, porque não mexi na minha planilha de treino semanal para participar”, revela o campeão.

Quando a distância do pelotão já era considerável, Falcão começou a sentir as dores pelo corpo e foi obrigado a diminuir o ritmo. “Meu objetivo hoje era brigar comigo mesmo e passar os primeiros 15 quilômetros em 47 minutos. Depois de alcançar o objetivo acabei cansando muito e o Fredison me alcançou”. Apesar de visivelmente cansado, Falcão correu lado a lado com Fredison por mais 1,5 quilômetro depois que as dores começaram.

No final da prova, Falcão ainda teve que sentir a pressão de Sivaldo Viana, que acelerou para tentar subir uma posição na classificação. “Tentei assustar o Célio, mas não deu certo. No ano passado eu fui vencedor e meu tempo tinha sido melhor. Porém, estou feliz com o resultado”, brinca Sivaldo, enquanto provoca o segundo colocado.

Atleta afirma que temperatura baixa ajudou muito na vitória. Foto: Rafaela Castilho/ Webrun
Atleta afirma que temperatura baixa ajudou muito na vitória. Foto: Rafaela Castilho/ Webrun

Confira o resultado da Meia Maratona Netshoes 2013:

Masculino

  • 1º Fredison Carneiro Costa 1h07min06
  • 2º Célio Falcão 1h07min35
  • 3º Sivaldo Santos Viana 1h07min41
  • 4º Adriano Bastos 1h07min58
  • 5º Sebastião Rodrigues Viana 1h09min10
  • Feminino

  • 1ª Sirlene Sousa de Pinho 1h20min50
  • 2ª Maria Bernadete Cabral 1h24min55
  • 3ª Rozirene Ferreira de Moraes 1h25min49
  • 4ª Daniela Barcelos de Souza 1h27min45
  • 5ª Vivian de Oliveira 1h28min58
  • Na categoria feminina, foi Sirlene Sousa quem brilhou. A atleta da equipe do Pinheiros cruzou a linha de chegada em 1h20min50. “Vou à Itália na semana que vem para competir e essa meia maratona foi um treinamento. É a terceira vez que eu ganho essa prova e é sempre especial”, declara a campeã.

    Apesar de não contar pontos para o ranking Caixa CBAt, Maria Bernadete, segunda colocada da prova, estava mais preocupada em conseguir aumentar sua pontuação e derrubar Roselaine de Sousa do primeiro lugar. Porém, a atleta não deixou de elogiar o percurso:”a prova toda estava muito boa e a baixa temperatura ajudou bastante”.

    Após cruzar a linha de chegada em 1h25min49, Rozirene de Moraes estava mais contente com seu próprio rendimento do que com a terceira colocação. “Esperava fazer um tempo baixo e me superei. Apesar da prova não ter muitos atletas de elite e exigir menos técnica, é muito bom estar entre as três primeiras”, ressalta.

    Outra atleta que agradeceu pelo tempo frio foi Daniela de Souza, atleta da equipe do Clube Esperia, que também se surpreendeu com seu resultado. “Já havia participado dessa prova nos outros anos e vim com o objetivo de fazer o meu melhor tempo e consegui. Esse ano foi diferente dos outros, porque sempre está muito calor e dessa vez foi bem frio”, conclui.

    Sirlene completou o percurso em 1h20min50. Foto: Rafaela Castilho/ Webrun
    Sirlene completou o percurso em 1h20min50. Foto: Rafaela Castilho/ Webrun

    Este texto foi escrito por: Rafaela Castilho