PERFORMANCE RUN AQUATHLON TRAVESSIA 1ª ETAPA

Outros · Bertioga, SP

2020-02-02 -
Depois de muita luta  Sara Gross conquistou o segundo lugar (foto: Renato Aranda/ Webrun)
Depois de muita luta Sara Gross conquistou o segundo lugar (foto: Renato Aranda/ Webrun)

Todas as belezas naturais da ilha de Florianópolis, Santa Catarina, ficaram como pano de fundo do brilho e determinação dos triatletas que participaram do Ironman Brasil neste domingo (26/5). Eram 4h30 e os atletas já preparavam suas bikes na área de transição para encarar os 180 quilômetros de asfalto.

A largada ocorreu às 7h, quando os termômetros marcavam 15ºC. A largada para os 3,8 quilômetros de natação foi muito comemorada por acompanhantes e moradores da região, que assistiam e torciam.

<a href= /triathlon/n/americano-tim-odonnell-brilha-e-lidera-o-ironman-de-ponta-a-ponta/14787 target=_blankAmericano Tim O’Donnell brilha e lidera o Ironman de ponta a ponta

Logo que a etapa de natação terminou, a americana Amanda Stevens despontou na frente das demais competidoras, pedalando e correndo forte até a linha de chegada, onde se consagrou campeã e cravou o recorde de 9h05min52. Já o pelotão que seguia atrás estava em constante alteração.

Silvia Felt, Jessie Donavan, Sara Gross, Haley Chura e Vanessa Gianini alternavam entre sprints e diminuição de ritmos. Apesar de Amanda ter aberto uma grande vantagem, era impossível prever o que poderia acontecer.

“Você nunca sabe o que irá enfrentar, por isso não deve descartar ninguém. Sei que há brasileiras que correm muito forte e eu não as subestimo”, afirma a campeã. Apesar de acreditar no potencial das brasileiras, Vanessa Gianini, que durante um trecho do ciclismo lutava pela terceira posição, acabou quebrando e não ficou entre as cinco primeiras.

A vencedora também conta que voltaria ao Brasil e que já competiu cinco vezes no território. “Gostaria de ir para Kona, disputar o Ironman no Havaí, e com certeza essa vitória irá garantir alguns pontos para tornar isso possível”, completa.

Amanda liderou a prova com uma larga distância para a segunda colocada. Foto: Renato Aranda/ Webrun
Amanda liderou a prova com uma larga distância para a segunda colocada. Foto: Renato Aranda/ Webrun

Medalha de prata – Depois de muita luta e muitas ultrapassagens, foi Sara Gross que garantiu o segundo lugar do pódio. “Eu dei o meu melhor e acho que fiz um bom percurso de bike hoje. Tive alguns problemas na corrida especialmente hoje, mas normalmente correr é o meu forte”, conta.

<a href= /triathlon/n/descubra-como-se-recuperar-depois-de-participar-do-ironman-2013/14747 target=_blankDescubra como se recuperar depois de participar do Ironman

Em seguida veio Jessie Donavan, que durante um grande período da prova ainda não tinha aparecido. Porém, depois de sair da água a americana acelerou na bike e alcançou as outras competidoras.

“A prova foi boa, tentei não ficar para trás e deu certo. As outras triatletas eram ótimas competidoras”, conclui.

Confira o resultado do Ironman 2013:

Masculino

  • 1º Timothy O’Donnell 8h01min31
  • 2º Igor Amorelli 8h19min39
  • 3º Stefan Schmid 8h25min01
  • 4º Mario de Elias 8h31min58
  • 5º Santiago Ascenço 8h32min19
  • Feminino

  • 1ª Amanda Stevens 9h05min52
  • 2ª Sara Gross 9h08min37
  • 3ª Jessie Donavan 9h10min28
  • 4ª Mirjan Weerd 9h21min03
  • 5ª Haley Chura 9h24min42
  • Este texto foi escrito por: Rafaela Castilho