Em 5 anos haverá mais gente praticando e-sports do que esportes “normais”, dizem os profetas do mercado. Sim, teremos mais adeptos aos jogos Counter Strike, League of Legends, Dota etc, do que à corrida, futebol, natação.
Este foi o tema de uma palestra do Web Summit 2017 realizado em Lisboa, um dos grandes encontros mundiais sobre tecnologia, e que teve um dia inteiro de palestras dedicada à este novo universo dos esportes virtuais.
Os Milleniuns são os grandes agentes de mudança. Valorizam o que é é rápido, dinâmico, com diversas alternativas. Os esportes tradicionais são chatos e limitados, você não tem nenhum superpoder, nem atira raios.

Milleniuns querem experiências que ultrapassam os limites humanos
Os números são gigantes. Mais de 50 milhões de pessoas jogam on-line no Brasil e o universo não para de crescer. O Playstation 4 vendeu 60 milhões de unidades ao redor do mundo, e consolida os videogames como principal plataforma de jogo.
Há cada vez mais campeonatos e profissionalização. Um sistema econômico relevante se forma ao redor. Você sabia que as principais equipes profissionais de gamers possuem nutricionista, personal trainer e psicólogos?
Em um contexto fechado, parece que enfim chegado ao apocalipse do sedentarismo e obesidade. Tipo o filme do Wall-E.

Wall-E previu um futuro apocalíptico.
Não é bem assim. O consumo atual de esporte já é um tanto quanto sedentário, os números não mentem. Futebol, 95% assistem, 5% jogam. E Fórmula 01, então? Podemos até ter um estimulo à atividade física, em grande escala.
E a tendência pode ser oposta. As barreiras entre real e virtual estão caindo e ferramentas tecnológicas como Realidade Virtual e Realidade Aumentada mantém as necessidades físicas dos e-gamers. Lembre-se do Wii ou do X-Box Connect.
Há muita ação e mesmo jogos à distância exigem movimentos precisos e técnica.

Real e virtual vão ser uma coisa só, este é o futuro dos E-sports
Fato é que as novas gerações vão devorar os E-Sports, cultivar ídolos (provavelmente coreanos), consumir todo o entorno. O esporte e a tecnologia chegam à sua fusão máxima, retiram as barreiras físicas entre esportistas.
E-sport também é esporte, aceite.

Final de League of Legends – arena lotada e mais de 32 milhões de espectadores on-line