5 erros que você deve evitar nos treinos durante o inverno

Aquecer e beber águas são ações que não devem ser esquecidas nem no frio nem no calor

Redação Webrun | Treinamento · 29 ago, 2023

Correr no frio é complicado, principalmente se você treina pela manhã ou no final da tarde. Mas para quem ama o esporte, tempo não é um problema, você só precisa tomar alguns cuidados para não cometer erros. O Webrun conversou com o treinador Cristiano Fetter e ele deu algumas dicas do que não se deve fazer ao treinar em um dia frio, veja abaixo:

5 erros que você deve evitar nos treinos durante o inverno

Foto: Adobe Stock

1. Não aquecer

Erro fácil de corrigir. Caso você esteja se preparando para largar em uma prova, trote cerca de 10 minutos antes de entrar na baia de largada. E, quando entrar, fique se movimentando no mesmo local com saltos e/ou mexendo os braços. Caso vá sair para treinar, sempre aqueça antes. Aumente a velocidade aos poucos, já que começar muito rápido pode gerar uma lesão séria.

2. Não hidratar

É normal, no inverno, as pessoas tomarem menos água do que o usual. Mas cuidado, a desidratação pode trazer as temidas câimbras, além de diminuir o desempenho do atleta.

3. Comer demais

Em temperaturas mais baixas as pessoas consomem em média 25% a mais de calorias. Manter uma dieta equilibrada, também nesta estação, é de fundamental importância.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

4. Usar roupas pesadas demais

Se agasalhar é fundamental. Mas esse deve ser o erro mais difícil de corrigir, pois, lembre-se que depois que estiver aquecido, uma vestimenta muito pesada vai se tornar um empecilho no seu treino ou prova. Então, caso vá correr uma prova, teste antes as roupas e veja como se sente. Hoje, existem diversos tipos de tecidos térmicos que ajudam a manter a temperatura corporal, sem serem pesadas. Se você acha que pode esquentar durante o trajeto, opte por manguitos e/ou casacos leves.

Uma dica: na primeira camada de roupa prefira tecidos que mantenham a temperatura e facilitem a evaporação do suor. A segunda, deve ter algum tipo de tecido que isole do frio e a terceira, que proteja contra o vento e chuva.

5. Não trocar a roupa suada após o término da corrida

Nada de permanecer com a roupa do treino parado na rua por muito tempo, ao acabar o treino você estará aquecido, mas quando isso passar o suor no seu corpo, combinado ao clima frio, pode provocar hipotermia ou uma bela gripe.

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!