Você já saiu para treinar super empolgada, mas durante o treino sentia que tinha algo estranho? Como se a corrida estivesse muito mais difícil do que deveria mesmo quando você fez tudo certo antes e uma sensação do corpo devagar, ou pernas pesando 2 toneladas?
Estamos juntas, mana!
Simplesmente, isso tudo pode ser interferência dos hormônios no nosso ciclo menstrual. “Ai que delícia ser mulher!” [amo, mas contém ironia].
Talvez você não tivesse ideia de que essas sensações estivessem ligadas ao ciclo, isso sem falar de cólicas, dores nas costas, nos seios e desconfortos do ciclo num geral.
Mas a sensação de “não render”, [mesmo se esforçando muito] só quem já viveu sabe.
Eu nunca vou esquecer a primeira vez que eu ouvi falar sobre isso. Tem 10 anos. Eu estava indo pra minha primeira maratona, e, em alguns treinos longos eu tinha essa sensação. Voltava para os treinos no meio da semana contando como me senti e ouvia que era mimimi, desculpinha. E saía com aquela lágrima no canto do olho pensando “não estou louca!”.
Até que um belo dia, num convite para um evento comandado pelo Nelson Evêncio (o treinador que mais fala sobre ciclos com suas alunas), conheci uma ginecologista do esporte, Dra Maíta Araújo, que apresentou esse gráfico aqui e a minha cabeça explodiu: “AGORA TUDO FAZ SENTIDO! Não sou louca!”
Basicamente, em linguagem leiga que é a proposta aqui do blog:
Na TPM é nosso PIOR momento para treinar. Durante o ciclo também é difícil principalmente para quem tem fluxo intenso, cólicas e dores de cabeça.
Mas depois que passa, estamos no melhor momento! Aí sim, manda tiro, longão, tempo run! O que vier a gente bate no peito e faz acontecer.
Agora, nos momentos menos favoráveis dos nossos hormônios, é quase que “lutar contra si mesma” colocarmos treinos com alta exigência de performance ou resistência. Então os objetivos de treino precisam se adequar a isso. No meu último ciclo de maratona, já conversei com o treinador que nas semanas de TPM, meu longão diminuía drasticamente, já que sei que vou me arrastar. E aí não tem pensamento positivo que ajude não, é fisiologia mesmo, rs.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
Assim como os desconfortos que só cada uma de nós entende onde o calo aperta: uso coletor ou absorvente pra correr 30k? Será que esse top vai segurar meu peito o suficiente pra não pular, mas sem apertar o que já está dolorido? Qual nível de cólica que dá pra deixar o treino para amanhã? São TANTAS perguntas que é necessário que a gente se sinta acolhida.
Inclusive, para esse e outros temas, criei um grupo no Whats app só para mulheres, para que a gente possa trocar e compartilhar experiências da vida real, sem tabu. Link aqui: https://chat.whatsapp.com/LNLES5o1l1Y5YegCffEu9B
Talvez você use métodos contraceptivos que inibam todo esse ápice de hormônios (amém), mas talvez seja a primeira vez que você tenha visto esse gráfico e esteja respirando aliviada de não estar sozinha. E esse era meu objetivo aqui.
Então já compartilha esse texto com suas amigas para saberem também e mostrarem para os treinadores que muitas vezes não tem ideia do que estamos falando.
Entenda como seu corpo funciona e tudo com certeza ficará mais fácil. E lembre-se: você não está sozinha!