Para aqueles que nos acompanham nas redes sociais, sabem que dias atrás estivemos no lançamento de três dos quatro tênis da linha Response Foam da Mizuno. Hoje, a ideia é compartilhar nossas percepções após alguns treinos usando os lançamentos da marca japonesa.
Inclusive, se você não acompanha nossas redes sociais, aproveito para fazer o convite: @webrun_
Como sou um corredor iniciante, meu objetivo principal neste texto é que você, que também começou recentemente na corrida, veja se esses tênis se encaixam no seu perfil. Vamos lá!
+ Informações técnicas dos lançamentos Response Foam
Para contextualizar, utilizamos esses tênis em treinos de rodagem, intervalados e tiros. Vale ressaltar que as distâncias variaram entre 4 km e 11 km.
Mizuno Advance RSP
De todos, garanto que este é o que mais proporcionará conforto. Os treinos de 10 km/11 km são meus treinos longos, e neles, meu melhor amigo foi o Advance. Amortecimento sensacional.
Este tênis combina duas espumas, a Response Foam e a Response Core, tornando-o um tênis de amortecimento que também oferece retorno de energia. Para mim, ele se mostrou útil nas rodagens longas e nos intervalados que eram um pouco mais extensos.
Sobre o peso, entre os três tênis, é o mais pesado, sem dúvida. Mas, na minha percepção, para iniciantes isso não é um grande problema. O conforto e a estabilidade que ele proporciona se destacam muito mais.
Conclusão: Na minha opinião, é um tênis extremamente versátil, oferece amortecimento, maciez, estabilidade e um pouco de retorno de energia. Se você está em busca de um tênis para dar conforto à sua pisada, vai fundo. Além disso, entre os três, é o que aparenta ser mais durável pela sua estrutura, mas isso só o tempo dirá.
Mizuno Victory RSP
Inicialmente, ele tinha sido o meu favorito, mas depois o Advance ganhou meu coração. De qualquer forma, é um tênis excelente pelo preço de mercado. Para mim, as palavras que o definem são: estabilidade e versatilidade.
Ele é o tênis de entrada dessa linha Response Foam, sendo assim, busca ser acessível para diferentes tipos de treino. Gostei bastante de usá-lo também na esteira, porque meu tornozelo prona um pouco mais, e como o cabedal dele é um pouco mais rígido na parte traseira, proporcionou maior firmeza e estabilidade na minha pisada.
Em relação ao amortecimento, é um tênis que, sem dúvida, oferece maciez. Mas, para mim, ainda fica atrás do Advance nesse quesito. Quanto ao retorno de energia e versatilidade, vitória para ele.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
Conclusão: Na minha opinião, é um tênis ainda mais versátil do que o Advance. Se você está em busca de um tênis “pau para toda obra”, este é o escolhido. Como já mencionei, o destaque está na estabilidade e na firmeza; o cabedal é rígido na região do tornozelo e abraça completamente o restante do pé.
Abaixo, vou falar sobre o Superfast, o último que falta. Mas já deixo aqui a minha recomendação: como iniciante, eu iria, sem dúvidas, com um desses dois. Se preferir custo-benefício, escolha o Victory. Se estiver disposto a gastar um pouco mais, opte pelo Advance.
Mizuno Wave Superfast RSP
Usei o Superfast em diferentes tipos de treino, mas pessoalmente, não me adaptei. Nas rodagens mais longas, não senti tanta firmeza no tornozelo, algo que valorizo bastante, especialmente devido ao meu tipo de pisada e histórico de torções. Como iniciante, senti que talvez ele seja mais indicado para um público que busca maior propulsão e desempenho.
Tenho a particularidade de não me adaptar tanto a tênis com placa, seja qual for o tipo, já que prefiro uma passada que se espalhe mais no chão. Se você gosta de propulsão, de uma pisada que toca e retorna rapidamente ao solo, gerando velocidade, o Wave Superfast é ideal para você. Ele é excelente nesse aspecto, combinando propulsão e maciez.
*Dentre os três tênis, foi o que menos utilizei. Prometo testá-lo mais e continuar atualizando minhas percepções aqui na matéria.
Conclusão: Na minha opinião, se você procura um tênis confortável com retorno de energia, este é o cara certo. É uma opção extremamente interessante pelo valor, e por oferecer a propulsão e o conforto de outros modelos mais caros, por um preço muito mais acessível se comparado a outras marcas.