Tênis para resposta rápida: saiba como a Nike explora essa tecnologia

Especialista em produtos da Nike do Brasil fala detalhadamente de cada modelo

Christina Volpe | Tênis · 16 ago, 2018

Em busca de velocidade corredores de todo o Brasil traçam estratégias alimentares, de treinamento e usam os acessórios possíveis e impossíveis para diminuir o pace. Um dos mais procurados para alta performance é o tênis, pensando nisso conversamos com a especialista em produtos da Nike do Brasil, Ana Palhares, para entender melhor como funciona a tecnologia da marca que tem tênis focados no desempenho.

Inscreva-se para BSB City Half Marathon. Clique aqui!

Os modelos Zoom são conhecidos como a família de velocidade da Nike, trazendo design aerodinâmico nessa diferente linha, que promete ajudar o corredor a melhorar seu pace, mas como saber qual é o melhor modelo para o momento?

Ana Palhares –  Trabalhamos com quatro modelos da linha de velocidade para o Zoom.

Para começar temos o próprio Pegasus Turbo, apresentado recentemente como grande inovação, porque ele tem o mesmo sistema de amortecimento do 4% que se chama Zoom X. A espuma de amortecimento tem resposta mais rápida, retorno de energia e leveza. É um tênis desenvolvido para treinos de corrida do dia a dia, por características de firmeza na passada e mais durabilidade falando de solado

Pegasus Turbo

Pegasus Turbo

O tradicional Pegasus já está há 35 anos no mercado e é uma boa escolha para quem está começando, pela sua versatilidade. Sua principal atualização é o sistema de amortecimento, uma espuma por toda extensão. Anteriormente ele tinha o amortecimento do zoom air na frente e atrás, como se fossem duas cápsulas, uma no antepé e outra no calcanhar, agora essa espuma se expandiu.

Pegasus 35

Pegasus 35

Para provas

Buscamos modelos para que o corredor complete seus treinos e metas como o Zoom Fly. Inspirado no Breaking2, ele continua em linha e agora traremos novas cores para o modelo 2, que terá a diferença do cabedal Flyknit.

O VaporFly 4% é o grande desejo da maioria dos corredores. Este modelo não é para qualquer um, já que não são todos os corredores que vão conseguir se sentir bem como ele no pé, principalmente pela estrutura ser mais estreita, então não é confortável para todos. Além disso, são apenas 1.200 unidades à venda no Brasil.

Vaporfly 4%

Vaporfly 4%

Sua fibra de carbono dá mais impulsão, com isso é só colocá-lo que irá sentir como já vai inevitavelmente para frente. A diferença do Zoom Fly para o 4% é o sistema de amortecimento. No 4% utilizamos o mesmo amortecimento do Turbo, então ele é leve e ainda mais responsivo.

Zoom Fly

Zoom Fly

Zoom Fly e 4% possuem a mesma fibra de carbono, mas a sensação ao calçá-los é totalmente diferente.

Com isso, a ideia é distinguir qual seria usado no treino e na prova, já que a informação que mais temos ouvido de corredores é que o 4%, por exemplo, não será usado no treino, mas sim na prova, por questão de durabilidade.

No treino a rodagem é mais alta e é necessário algum que aguente a pancadaria, assim você pode deixar sua ‘joia rara’ para o momento da prova, foi por isso que lançamos o Turbo, para o corredor ter o mesmo amortecimento do 4% e não sentir a diferença na hora da prova.

Mas e o React, foi esquecido? Qual a diferença?

Linha react: amortecimento
Linha de Zoom e Pegasus: resposta rápida

Isso quer dizer que se você procura um tênis macio e próprio para rodagens, vá de react. Se prefere impulsão, os modelos da família Zoom podem te ajudar.

Nike React

Nike React

Todo corredor tem sua evolução, não necessariamente ela precisa começar buscando o amortecimento. O Pegasus costuma ser o modelo de entrada da galera que quer velocidade, mas nem todo corredor gosta de um tênis mais seco e que responde.

Se a pessoa começa a correr agora ela nem sabe o que é resposta rápida, então precisa entender o que é pace, o que é passada, qual é seu ritmo, o que o tênis entrega, para aí sim evoluir. Então, é preciso ficar claro que cada modelo traz objetivos diferentes, é o o próprio atleta precisa definir o seu.

Christina Volpe

Ver todos os posts

Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.

 
 

Outras deste autor