Trecho da Comrades. O público incentiva os atletas (foto: Divulgação)
No próximo domingo (15) acontece em Durban, África do Sul, mais uma edição da Comrades, que esse ano será disputada em formato uphill, ou seja, os atletas vão largar ao nível do mar e chegar na altitude de 737 metros. Eles vão passar pelas colinas conhecidas como as Cinco Grandes (Big Five), totalizando um percurso de 80 quilômetros, equivalente a quase duas maratonas convencionais.
A largada será no centro da cidade portuária de Durban e depois os corredores se dirigem a Pietermaritzburg, com uma subida até Berea Road, para chegar mais a cima no antigo pedágio de Tollgate*.
Após uma breve descida, uma outra subida leva os corredores ao Corte 45 (45th Cutting), homenagem à 45ª infantaria britânica, que construiu esse corte nas rochas enquanto esteve por lá, de 1843 a 1859. A primeira das Big Five colinas, a Cowies Hill, próxima parada.
Cowies Hill – Acima de Durban, Cowies se encontra a aproximadamente 14 quilômetros da largada, com um grau de dificuldade moderado para escalar, com uma subida de 137 metros em um espaço de 1,5 quilômetros. Apesar de não parecer um obstáculo difícil, a parte inicial da prova é uma subida forte para uma altitude de 300 metros a cima do nível do mar.
*Pedágio de Tollgate: O Sr. Woodward e diversos homens de Summerville formaram a Companhia Summerville and Walla Walla Road e construíram um portão em uma fenda próximo à estrada entre Summerville e Elgin. Esse local ficava próximo à cabeceira do Riacho Looking Glass e foi erguido um pedágio no local para que as pessoas pudessem passar com cargas e equipamentos de uma cidade para outra.
Fields Hill – Após a descida de Cowies Hill, os corredores enfrentam uma parte plana pela antiga estrada de Pinetown. Fields Hill está a aproximadamente 22 quilômetros de Durban a uma altitude de 213 metros, com três quilômetros de extensão.
Botha’s Hill – Em seguida, uma razoável área plana com algumas ondulações até a vila de Hillcrest. Depois de uma pequena descida, Bothas Hill oferece mais um desafio, uma subida de 2,4 quilômetros. No topo dessa colina existe um posto de suporte aos atletas, com água e toda a assistência necessária. Na história da Comrades, esse ponto já deu fôlego a muitos participantes para continuar a competição.
No quilômetro sete, do topo da colina Botha em direção à metade do percurso, há um precipício com uma pequena descida, conhecido como Alverstone, onde é possível visualizar as antenas de TV e rádio à esquerda.
Ao final da área plana os corredores encontram o Muro da Honra (Wall of Honour), na parte esquerda da estrada, onde também é possível encontrar o Vale das Mil Colinas.
Um pouco mais à frente, está o Assento do Arthur (Arthurs Seat), uma pequena fenda na parede onde diz a lenda que o pentacampeão da prova na década de 20, Arthur Newton costumava descansar durante a corrida. A lenda diz também que quem fizer oferendas ao Sr. Newton terá garantida uma boa participação na segunda metade da prova.
Inchanga –Logo após as boas vindas da marcação da metade da prova, os atletas se deparam com esse monstro. São 2,5 quilômetros de subida a 150 metros de altitude, em um estágio em que a prova parece muito mais complicada do que a parte que já passou. Em seguida, existem dois quilômetros descendentes muito bem vindos.
A rota agora segue por uma paisagem levemente plana e ondular pelas pequenas vilas de Cato Ridge e Camperdown e passando pela Escola Ethembeni para crianças deficientes, que torcem e apóiam os corredores.
Em seguida vêm as planícies Harrison, que se encontram antes da Aresta de Cato (Cato Ridge), uma planície de 2,5 quilômetros que parece infinita para as cansadas pernas dos participantes.
Aqui se localiza o ponto mais alto da corrida (870 metros) e está a 19 quilômetros da cidade de Pietermaritzburg (província de KwaZulu-Natal), conhecido como Umlaas Road.
Polly Shortts – Essa é a colina final da prova, distante 80 quilômetros de Durban e é o ponto de glória ou de quebra, mesmo para os mais experientes corredores. A escalada é de 1,8 quilômetros, com o cume a uma altitude de 737 metros. Apesar de ser 133 metros mais baixo que o ponto mais alto da prova, é um obstáculo formidável para qualquer corredor que já tenha feito um percurso duplo de maratonas convencionais.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda