Pista Cláudio Coutinho (foto: )
Essa é uma pista muito utilizada por corredores caminhantes ou atletas do Rio de Janeiro que querem fazer um treino curto. O deslumbrante visual do mar da Praia Vermelha e do Pão de Açúcar serve para revigorar os ânimos. O local também é conhecido por Estrada do Costão ou Caminho do Bem-Te-Vi.
A pista leva o nome de um ex-treinador da seleção brasileira de futebol, que ficou em terceiro lugar na Copa do Mundo de 1978 na Argentina. Coutinho também seguiu carreira militar, chegou ao posto de Capitão de Artilharia e seu gosto pelo esporte o levou a se formar na Escola de Educação Física do Exército. Durante congresso nos Estados Unidos conheceu Kenneth H. Cooper e passou a ser o introdutor do referido método de condicionamento no Brasil.
No final da temporada de 1981, mesmo ano da consagração de boa parte de seu trabalho, morreu afogado nas Ilhas Cágarras, arquipélago próximo a Praia de Ipanema. Exímio mergulhador, ele praticava um de seus hobbies, a pesca submarina.
Informações Úteis
Endereço | Praia Vermelha, próximo ao bondinho do Pão de Açúcar, na Urca; |
Estado | Rio de Janeiro |
Cidade | RJ |
Telefone para contato | (21) 2271-7000 (Riotur); |
Horário de Funcionamento | Diariamente das 6h às 18h |
Entrada Grátis | Sim |
Estacionamento | Sim, mas é pago, com um sistema rotativo de cartão; |
Sanitários | Não |
Bebedouros | Não, mas sempre há vendedores ambulantes comercializando água; |
Guarda Volume | Não |
Permitido a entrada de ciclistas | Não |
Espaço para crianças | Sim, na Praia Vermelha, local de acesso à pista; |
Vestiário | Não |
Equipamentos para o auxílio de exercícios físicos | Não, mas é possível utilizar as grades da pista para se alongar e aquecer, |
Possibilidade para cadeirantes treinarem | Sim; |
Segurança | Sim, o local fica em uma área militar. |
Percurso
Dicas
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda