Óleo, gummies, roll-on: conheça as opções para o uso farmacêutico da cannabis medicinal

Roberto Beck | Saúde · 19 fev, 2024

Formas farmacêuticas da cannabis
Hoje em dia há uma grande variedade de formas farmacêuticas da cannabis/ Foto: Adobe Stock

Atualmente existem várias maneiras de se prescrever fitocanabinóides e cada uma delas com sua precisão e indicação. Abaixo contarei um pouco a vocês sobre cada uma delas.

Óleo: É a forma mais comum. Este, é composto de canabinóides específicos ou full spectrum (planta como um todo), além de terpenos. O uso se dá através de gotas aplicadas embaixo da língua de acordo com a prescrição médica. Por se tratar de um óleo, a titulação e ajuste da dose é mais prática e maleável. A composição do óleo depende da indicação, mais ricos em CBD, THC ou outros canabinóides. Podem ser usados para dor crônica, epilepsia, ansiedade, depressão, insônia, entre outras. A dificuldade pode ser relacionada ao sabor, mas geralmente é bem tolerado.

Gummies: Pode conter diversas formulações e composições. Costuma ser uma boa indicação para praticantes de esportes de endurance. Ajudam no controle da dor e inflamação durante os treinos longos, com boa absorção e facilidade na ingestão.

Balm ou roll-on: São usados para tratamentos de dores e processos inflamatórios locais. Muitos estudos têm mostrado indicações para doenças dermatológicas com úlceras de pressão, urticaria, psoríase. Seu uso também está muito bem indicado após exercícios físicos para massagem e liberação miofacial.

Cápsulas e comprimidos: Tem o mesmo princípio do óleo, mas já com dose determinada e fixa. Mais fácil de ingestão e não tem nenhum sabor.

Spray: Tem indicação comumente usada na fase aguda de dor e quadros convulsivos.

Patches e adesivos: Usados para tratamento de dor local. Muito úteis no esporte.

Creme dental e colutório: São indicados para tratamentos odontológicos, por exemplo, periodontites.

Dermocosméticos e sais de banho: Já são facilmente encontradas em lojas e supermercados nos Estados Unidos. São à base de CBD e podem ser usados para maquiagem, tratamento de acne, pele seca, entre outras. Os sais de banho, quando dissolvidos na água, proporcionam relaxamento muscular e alívio de dores.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

Supositório: Indicados para pacientes com dificuldade para absorção e ingestão de medicamentos por via oral. Tem boa e rápida absorção.

Flor Pode ser vaporizado e usado para tratamento de dor intensa e aguda. Tem rápida absorção. Atualmente tem sua distribuição suspensa no Brasil.

Existe ainda uma crescente indicação das formas veterinárias para dores, cuidados paliativos e epilepsia.A disponibilidade de cada forma depende das leis de cada país e/ou possibilidade de importação.

A escolha da forma é conduta do médico e será escolhido de acordo com a indicação do paciente. Sempre procure um especialista para a prescrição do cannabis medicinal.

Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários.

 

Roberto Beck

Ver todos os posts

Dr. Roberto Beck é médico otorrinolaringologista e doutor pela Faculdade de Medicina da USP, atendendo na Care Club e na Clínica Gatti. Trabalha com cannabis medicinal e é médico-assistente do Departamento de Otorrinolaringologia do HC-FMUSP. Fez seu fellowship em eletroneurofisiologia da audição e monitoramento intra-operatório de nervos cranianos. É membro da comissão de título de Especialista da ABORL-CCF.