Nova pista de atletismo é entregue no Ibirapuera

Redação Webrun | Atletismo · 11 jun, 2003

Atletas que disputarão o Troféu Brasil correndo na pista entregue hoje de manhã (foto: Luiz Doro)
Atletas que disputarão o Troféu Brasil correndo na pista entregue hoje de manhã (foto: Luiz Doro)

A Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) entregou nesta quarta-feira a nova pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera. A pista é a primeira da América do Sul certificada como classe 1 pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). Ela será inaugurada com a disputa do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, que volta a São Paulo depois de 11 anos de ausência. A competição será realizada de quinta-feira a domingo.

O certificado classe 1 impõe uma série de padrões de qualidade e é uma exigência da IAAF para o país organizar competições internacionais de alto nível. Existem apenas outras 17 pistas iguais a essa no mundo, duas nas Américas (uma em Edmonton, no Canadá, e outra em Kingston, na Jamaica).

“A reforma da pista é uma conseqüência de nosso projeto esportivo, da formação de nosso clube. Fizemos uma consulta aos atletas e técnicos da equipe e eles quiseram uma pista para treinar em São Paulo”, explica o presidente da BM&F, Manoel Felix Cintra Neto. “E agora estamos devolvendo a pista para São Paulo, totalmente reformada.”

O secretário da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de São Paulo, Lars Grael, agradeceu o apoio da BM&F na reforma da pista. “Sou um velejador, mas tenho consciência de que o espírito olímpico nasce no atletismo. Tenho muito orgulho de ter ajudado a trazer o Troféu Brasil de volta para São Paulo. E para isso a nova pista foi fundamental.”

O patrono da BM&F Atletismo, o campeão olímpico Joaquim Cruz, viu um sonho eealizado. “Os brasileiros terão finalmente uma pista excelente, de primeiro mundo”, comenta o ganhador da medalha de ouro nos 800 metros rasos dos Jogos de Los Angeles, em 1984. “Era uma carência de nosso esporte.”

O produto usado na reforma (Sportflex super x performance) é o mesmo que foi utilizado nas pistas dos estádios olímpicos de Barcelona, Atlanta e Sydney. São mantas pré-fabricadas de borracha natural que proporcionam resistência e durabilidade.

Por decisão da Secretaria Estadual da Juventude, Esportes e Lazer, a qual o Conjunto Desportivo do Ibirapuera está subordinado, as novas instalações serão utilizadas como um Centro de Excelência de Atletismo. O estádio não será mais utilizado para jogos de futebol ou palco de espetáculos artísticos.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!