Muito chocolate pode atrapalhar o sono? Especialista responde

Redação Webrun | Bem Estar · 02 abr, 2024

Muito chocolate pode atrapalhar o sono? Especialista responde
Foto: Adobe Stock

Nesta época do ano, é bastante comum consumir uma quantidade maior de chocolate. No entanto, uma questão importante a considerar é se muito chocolate pode influenciar a qualidade do nosso sono. Afinal, o doce mais popular do mundo é vilão ou mocinho?

Segundo o Dr. Geraldo Lorenzi Filho, Diretor Médico e Especialista em Medicina do Sono da Biologix, o chocolate não é necessariamente um vilão, mas pode conter cafeína e outros estimulantes, como a teobromina, que podem interferir no processo de adormecer. Estudos da National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono) indicam que a cafeína presente em uma barra de chocolate pode permanecer no corpo por, em média, três a quatro horas, podendo se estender até doze horas em pessoas sensíveis, o que pode prejudicar significativamente o sono, especialmente das pessoas que têm episódios recorrentes de insônia. Portanto, é recomendável evitar o consumo próximo da hora de dormir.

Lorenzi-Filho ressalta que o chocolate também possui benefícios devido aos antioxidantes e flavonoides que contém, e não é necessário eliminá-lo da dieta. No entanto, é fundamental consumi-lo com moderação. Segundo ele, optar por variedades com menor teor de açúcar e cafeína pode ser uma opção mais saudável para aqueles que desejam desfrutar do chocolate sem comprometer a qualidade do sono.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!


De acordo com o especialista, os maiores ladrões de sono estão presentes no dia a dia de todos nós, independente da época do ano. “Comemos em hora errada, muitas vezes alimentos pouco saudáveis, fazemos pouco exercício físico, às vezes ingerimos muita cafeína e o sono é sempre esquecido. Além disso, muitas horas de tela, em especial a noite, atrasam o início do sono. O problema é que de manhã o despertador toca e acabamos restringindo o número de horas de sono”, ressalta Dr. Geraldo.

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!