The AIU confirms a Provisional Suspension against Kenyan long-distance runner Abraham Kiptum for an Athlete Biological Passport (ABP) violation under the @iaaforg Anti-Doping Rules.
Find out more ➡ https://t.co/opInfkVlnV#CleanSport pic.twitter.com/cYfRgWoFkW— Athletics Integrity Unit (@aiu_athletics) April 26, 2019
De acordo com a Athletics Integrity Unit (AIU), o queniano Abraham Kiptum foi suspenso preventivamente por violação do passaporte biológico. “O passaporte biológico é um processo no qual analisam o sangue do atleta diversas vezes ao longo de um período. Se houver alguma alteração no padrão de sangue do indivíduo, conseguem detectar se aconteceu o doping”, explica o treinador Nelson Evêncio.
Kiptum era tido, até hoje, como um dos favoritos para os 42k de Londres, que acontece neste próximo domingo, 28 de abril.
O Instagram run_ix fez uma publicação sobre a suspensão lembrando que o atleta bateu o recorde dos 21k em outubro de 2018. Fazendo 58min18seg na Meia Maratona Valência Trinidad Alfonso, na Espanha.
https://www.instagram.com/p/Bwupo23n4yy/