Recordista entre as mulheres Radcliffe correrá pela segunda vez ao lado do recordista masculino (foto: Donata Lustosa/ www.webrun.com.br)
A Maratona de Berlim, Alemanha, que será disputada em 25 de setembro, será palco de um fato raro na trajetória do esporte. Será apenas a terceira vez na história que os dois detentores do recorde mundial de maratona disputarão a mesma prova.
O encontro só ocorreu na Maratona de Nova York, em 1989 com Belayneh Dinsamo e Ingrid Kristiansen e na Maratona de Londres, em 2005 com Paul Tergat e a mesma Paula Radcliffe, já que seu recorde de 2h15min25 data de 2003, também na prova londrina. O etíope Gebrselassie, por sua vez, detém a marca de 2h03min59 desde 2008, em Berlim.
Apesar do favoritismo que envolve seus nomes, tanto Haile Gebrselassie quanto Paula Radcliffe não terão vida fácil na capital alemã. O etíope enfrentará Patrick Makau, do Quênia, maratonista mais rápido do último ano, com o tempo de 2h04min48 na Maratona de Roterdã (Holanda).
Tenho certeza que ele correrá rápido em Berlim, diz Makau. Vou me concentrar na minha corrida. Se ainda estivermos juntos no final, o mais forte pode vencer, analisa. Entre as mulheres, a britânica Paula Radcliffe terá fortes concorrentes como a alemã Irina Mikitenko, a russa Nayla Yulamanova campeã européia e a queniana Florence Kiplagat.
Uma das cinco provas válidas pelo circuito das maiores maratonas do mundo (World Major Marathons WMM), ao lado de Boston, Londres, Chicago e Nova York, a Maratona de Berlim contará com grande número de corredores em busca do índice para conquistar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
Este texto foi escrito por: Webrun