Os ateltas precisam estar preparados para o friod (foto: Divulgação )
O clima frio deve ser um dos acompanhantes dos atletas que disputarão a quinta edição do DesaFRIO Urubici, competição de 50 quilômetros a ser realizada no próximo dia 28 na cidade de Urubici, em Santa Catarina. A prova começa no centro da cidade e chega até o ponto mais alto do Estado, o Morro da Igreja, com 1826m de altitude.
“Esta é a única prova do Brasil que valoriza baixas temperaturas, permitindo que os atletas participantes treinem para regiões frias, adaptando-os para corridas em outros países”, explica Carlos Duarte, organizador do evento. Durante a competição os atletas devem usar luvas, touca e moletom caso as temperaturas estejam próximas a zero grau.
A serra catarinense quase todos os anos recebe neve e, em junho, os termômetros registram médias de 15ºC, com mínimas que podem chegar a zero grau e máximas em torno dos 25ºC. A temperatura mais baixa até hoje registrada em Morro da Igreja foi de -17ºC, com sensação térmica de -30ºC.
A prova passará por belas paisagens locais e a organização fornecerá sopa quente nos postos de abastecimento para manter os atletas aquecidos e hidratados. A competição servirá ainda como instrumento de experimentação aos atletas com o contraste de temperaturas, ressalta Carlos.
Centro de Treinamento – Djan Madruga, Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, escolheu Urubici como uma das quatro cidades a receber o Centro de Treinamento em Altitude. O local, ainda em implantação, será a sede de equipes nacionais e atletas de alto nível para adaptação física em competições internacionais que exigem capacidade aeróbia.
As inscrições para o DesaFRIO Urubici podem ser feitas até essa sexta-feira (20) no site oficial, o www.ecofloripa.com. O investimento é de R$ 120 para a categoria individual e R$ 190 para as duplas.
Este texto foi escrito por: Webrun