Nas gôndolas do supermercado e nos empórios, o consumidor tem acesso a vários tipos de aveia. As principais apresentações são aveia em flocos, flocos finos e farelo. No entanto, qual a diferença entre elas, e qual o melhor para consumo no dia a dia?
Livia Hasegawa, nutricionista esportiva de São Paulo, explica uma a uma. Independentemente da apresentação, a aveia pode e deve ser consumida. Ela pode ser preparada em forma de mingau, incluída em vitaminas, cereais, bolos e no consumo com frutas. Todas as opções possuem gorduras do bem, que auxiliam no controle do colesterol, além de fibras e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo.
+ Seu calendário completo de corridas está aqui!
Aveia em flocos, flocos finos ou farelo, qual é a melhor opção?
Flocos: é o grão prensado integralmente. “Este processo conserva os principais nutrientes da aveia, como as fibras, carboidratos, vitaminas e minerais”, afirma Livia.
Flocos finos: a diferença entre esta versão e a de flocos espessa é que inclui o processo de moagem, que deixa os flocos menores. A versão é mais calórica (2 colheres contêm 120 cal contra as 90 cal da aveia em flocos prensada), no entanto tem mais proteínas (4 g contra 3,7 g da aveia flocada). Mas, no geral, flocos e flocos finos não diferem muito entre si.
Farelo de aveia: ele provém da camada externa do grão. “Ou seja, conta com maior concentração de fibras (9 g para cada 100 g de farelo), sendo mais recomendada para quem deseja aumentar a ingestão de fibras na dieta”, explica Livia. Das três, ela é a menos calórica (1 colher de sopa contém 37 cal).
Benefícios de incluir a aveia no dia a dia
– Auxilia no equilíbrio da função intestinal
– Mantém a saciedade por mais tempo devido às fibras
– Reforça o sistema imunológico
– Ajuda na prevenção do câncer por seu poder antioxidante
Este texto foi escrito por: Amanda Preto