Final da Salomon K42 conta com elite internacional

Redação Webrun | Corrida de Montanha · 02 set, 2009

Martín é um dos destaques da prova (foto: Divulgação)
Martín é um dos destaques da prova (foto: Divulgação)

O espanhol Martin Fiz, campeão mundial de atletismo na maratona em 1995 e prata em 1997, é um dos estrangeiros que confirmou participação na final da Salomon K42 em Villa la Angostura, na Argentina. Em 2001 ele se aposentou como atleta profissional, mas continua na ativa correndo e tem obtido bons resultados, como o recorde nos 5.000m de pista para maiores de 45 anos, com o tempo de 14min44seg55.

Apesar de estar longe do auge de sua forma, que o permitiu correr 2h08min25 na maratona, ele ainda se mostra com bom rigor físico para encarar os 42 quilômetros do percurso argentino em trilhas e terrenos acidentados. Seu carisma e estrelato na Espanha o levaram a encabeçar vários projetos solidários e esportivos e ele inclusive tem uma maratona com seu nome que reúne mais de dois mil atletas.

Também estarão presentes na disputa os vencedores da etapa brasileira, a K42 Vila do Farol Bombinhas, Giliard Altair Pinheiro e Débora Aparecida De Cimas. Quem também estará presente será José Virginio De Moraes, segundo colocado na prova catarinense.

Giliard possui este ano a marca de 2h22 para a maratona, venceu com folga a prova em Bombinhas, enquanto José Virginio ostenta 2h23 obtidos em 2007. Já Débora é uma das principais ultramaratonistas do Brasil e venceu em Bombinhas com mais de 20 minutos de vantagem para a campeã da K42, a argentina Virginia Galvez.

Os argentinos, porém prometem dar trabalho, já que conhecem bem o percurso e o terreno será diferente do encontrado em Santa Catarina. Gustavo Reyes, Samuel Ayala, Sebastián Tosti e Martín Paternó são alguns nomes confirmados entre os homens, enquanto Virginia espera dar o troco na brasileira. O irlandês Allan Bogle e a canária Guacimara Martín, vencedores da etapa das Ilhas Canárias da K42 também confirmaram presença.

Segundo os organizadores, são esperados dois mil competidores e mais de cinco mil espectadores numa grande festa do esporte na região.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!