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Prova ocorre no próximo sábado  dia 22/6 (foto: Alexandre Koda/ webrun.com.br)
Prova ocorre no próximo sábado dia 22/6 (foto: Alexandre Koda/ webrun.com.br)

Atualmente o X Terra Endurance é considerado o melhor circuito de Ultra Trail do Brasil e um dos melhores da América do Sul. O circuito é formado por três etapas, sendo elas realizadas em Ilhabela, Mangaratiba e Tiradentes.

A etapa de Ilhabela é a mais desafiadora, no meu ponto de vista, podendo frustrar muitos corredores, principalmente os que vem em busca dos pontos oferecidos na distancia de 80 quilômetros para o UTMB (Ultra-Trail du Mont-Blanc).

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No ano de 2012, dos sessenta atletas inscritos que largaram para a prova de 80 quilômetros, apenas seis corredores terminaram dentro do tempo limite de 12 horas. Outros cinco ignoraram as instruções dos organizadores e concluíram acima do tempo limite por livre e espontânea vontade, o que isenta a organização de qualquer imprevisto sofrido por estes atletas.

Muitos dos desistentes alegaram que as condições climáticas e a dureza do percurso foram os fatores determinantes que os forcaram a desistir.

Para a edição deste ano, a prova de 80 quilômetros teve a sua largada antecipada para ao meio dia e um acréscimo de duas horas no tempo limite para conclusão da prova, ou seja, o atleta da ultramaratona terá o tempo limite de 14 horas para a conclusão.

A prova de 50 quilômetros tem um charme todo especial e a cada ano recebe um número ainda maior de participantes. O que me chamou a atenção na última temporada foi o aumento presença feminina nesta distância.

No lançamento do circuito para este ano, a organização anunciou a criação de uma etapa onde os campeões gerais no masculino e feminino, na distância de 50 quilômetros, receberão como prêmio o direito de representar o Brasil em uma prova realizada nos EUA em dezembro, com todas as despesas bancadas pelo patrocinador da prova.

Uma tentação e tanta!

Prova de Ilhabela é conhecida por ser a mais difícil do circuito   Foto: Alexandre Koda/ Webrun.com.br
Prova de Ilhabela é conhecida por ser a mais difícil do circuito Foto: Alexandre Koda/ Webrun.com.br

Sendo assim, seguem as minhas dicas para você se dar bem em Ilhabela:

1 Nas duas semanas que antecedem a prova, com a ajuda de um nutricionista, procure encontrar o equilíbrio entre o nível de hidratação e o consumo de carboidratos. O consumo pré-prova deve ser diferente dos dias normais de pré-treinos, assim como a quantidade de proteínas também sofre uma mudança significante.

2 Leia atentamente todo o regulamento da prova e não ignore os equipamentos obrigatórios que são exigidos pela organização. Muitos atletas têm como hábito ignorar esses itens obrigatórios com a estratégia errada de correrem com menos peso, o que acaba colocando em risco sua própria integridade física, além de correrem o risco de serem desclassificados caso a organização faça valer o regulamento.

3 Estude com muita atenção os mapas que são oferecidos pela organização. Com eles você pode montar toda a sua estratégia de prova, como o ritmo a ser imposto, ingestão de alimento, hidratação entre outros.

4 – No dia da prova procure utilizar um calçado especifico para trilhas.
A utilização de tênis inapropriados aumenta o risco de lesões, ocasionadas por escorregões, o que pode prejudicar a performance e afastar o atleta por um bom tempo das trilhas.

5 Durante a prova procure imprimir o ritmo que foi estabelecido durante a preparação. Caso encontre corredores que estejam em um ritmo de prova igual ao seu junte-se a eles e siga em frente.

6 Não esqueça de comer e se reidratar durante a prova . Por mais que não esteja sentindo fome ou sede em um determinado momento, procure ficar atento para que não pague um preço caro nos quilômetros finais.

7 Caso a organização ofereça a opção de “special needs” utilize-a. Geralmente a minha bolsa para deixar nestes pontos de apoio é composta por: um par de tênis, meias, corta vento, camisa, comida, lanterna e pilhas.

Bons treinos e nos encontramos em Ilhabela!

Este texto foi escrito por: Iazaldir Feitoza