· ,

1970-01-01 -
Igor Amorelli conta que  mesmo que se esforçasse  chegaria na mesma posição (foto: Alexandre Koda/ Webrun)
Igor Amorelli conta que mesmo que se esforçasse chegaria na mesma posição (foto: Alexandre Koda/ Webrun)

A Ilha da Magia ficou ainda mais animada com a presença dos cerca de dois mil atletas e seus acompanhantes, que acordaram cedo para competir e acompanhar a edição 2013 do Ironman Brasil. O mar e as ruas de Floripa foram tomadas pelos triatletas que aceleraram desde a madrugada e quem levou a melhor foi o norte americano Timothy O’Donnell.

A largada ocorreu às 7h, quando os termômetros marcavam 15ºC. A largada para os 3,8 quilômetros de natação foi muito comemorada por acompanhantes e moradores da região, que assistiam e torciam.

O grande astro do dia foi o representante da Terra do Rio Sam. Além de ser o primeiro a sair da água, o triatleta liderou a prova de ponta a ponta, deixando nada menos que 20min15 de vantagem para segundo colocado, Igor Amorelli.

<a href= / triathlon/n/estrangeiras-dominam-o-podio-do-ironman-brasil/14789 target=_blankEstrangeiras dominam o pódio do Ironman Brasil

“Foi um dia mágico para mim. O mais rápido Ironman que já fiz. Eu senti como se eu nunca tivesse disputado com todo o meu potencial, por mais que eu tenha tido sucesso em competições antes”, conta o vencedor. O atleta terminou a prova em 8h01min32, novo recorde do percurso.

De acordo com Tim, como é conhecido, ele viajou para o Brasil sozinho e ficou surpreso com a hospitalidade do público.”O apoio da torcida é inacreditável. Fiquei muito honrado de vir para cá e ser tão bem tratado. É um ótimo dia”, relata.

O’Donnell pode ter ficado surpreso com os brasileiros que estavam fora da prova, mas não com os competidores. “Eu já corri com esses atletas antes e sei que eles são de ótima qualidade. Eu não vim sabendo que iria ganhar, mas eu tinha certeza de que seria um percurso bem difícil”, diz.

O campeão Tim O'Donnell foi recebido por Mark Allen. Foto: Alexandre Koda/ Webrun
O campeão Tim O’Donnell foi recebido por Mark Allen. Foto: Alexandre Koda/ Webrun

Medalha de prata – Igor Amorelli escorregou um pouco na hora do ciclismo, em ambos sentidos das palavras. Ao mesmo tempo que o triatleta não fez um bom tempo no término da primeira volta, um descuido fez todos as suas cápsulas de sal e suplementos ficarem jogados pelo chão a partir do quilômetro 30.

“Comecei a me sentir muito mal e só consegui melhorar porque meus amigos me doaram algumas cápsulas de sal”, revela. “A temperatura estava perfeita, não tinha como ser melhor”, completa.

Assim como todos os outros competidores, Igor veio a Floripa para ganhar, mas admite que seria muito difícil alcançar o líder. “Mesmo se eu tivesse dado o melhor de mim não seria o suficiente para vencer o Tim. Ele fez uma prova incrível”, consente.

Este foi o segundo Ironman de Amorelli, que não pretende deixar a modalidade tão cedo. “Adoro competir em provas longas. Não deixarei de treinar e competir”, antecipa.

Da Alemanha – O alemão Stefan Schmid foi outro grande atleta que chamou a atenção no percurso após ultrapassar Santiago Ascenço. Foi a primeira prova que o triatleta competiu no Brasil e também ficou impressionado com o apoio dos brasileiros.

<a href= /triathlon/n/descubra-como-se-recuperar-depois-de-participar-do-ironman-2013/14747 target=_blankDescubra como se recuperar depois de participar do Ironman

Porém, nem todo o apoio dos expectadores foi o suficiente para Schmid fazer um bom percurso de nado. “A primeira perna de natação foi simplesmente horrível. Tive que me esforçar bastante para poder melhorar na hora da bike”, afirma.

Além disso, o triatleta deu a receita da onde veio a motivação para dar o sprint. “Percebi que, em certa altura da prova, estava com o Eduardo Sturla, tetracampeão da prova, e foi ali que tomei uma decisão importante: correr para me aproximar de Santiago e Igor e foi o que eu fiz, Tive que gastar muita energia, mas sobrou o suficiente para a maratona”, conclui

Confira o resultado do Ironman 2013:

Masculino

  • 1º Timothy O’Donnell 8h01min31
  • 2º Igor Amorelli 8h19min39
  • 3º Stefan Schmid 8h25min01
  • 4º Mario de Elias 8h31min58
  • 5º Santiago Ascenço 8h32min19
  • Feminino

  • 1ª Amanda Stevens 9h05min52
  • 2ª Sara Gross 9h08min37
  • 3ª Jessie Donavan 9h10min28
  • 4ª Mirjan Weerd 9h21min03
  • 5ª Haley Chura 9h24min42
  • Este texto foi escrito por: Rafaela Castilho