Igor Amorelli conta que mesmo que se esforçasse chegaria na mesma posição (foto: Alexandre Koda/ Webrun)
A Ilha da Magia ficou ainda mais animada com a presença dos cerca de dois mil atletas e seus acompanhantes, que acordaram cedo para competir e acompanhar a edição 2013 do Ironman Brasil. O mar e as ruas de Floripa foram tomadas pelos triatletas que aceleraram desde a madrugada e quem levou a melhor foi o norte americano Timothy ODonnell.
A largada ocorreu às 7h, quando os termômetros marcavam 15ºC. A largada para os 3,8 quilômetros de natação foi muito comemorada por acompanhantes e moradores da região, que assistiam e torciam.
O grande astro do dia foi o representante da Terra do Rio Sam. Além de ser o primeiro a sair da água, o triatleta liderou a prova de ponta a ponta, deixando nada menos que 20min15 de vantagem para segundo colocado, Igor Amorelli.
<a href= / triathlon/n/estrangeiras-dominam-o-podio-do-ironman-brasil/14789 target=_blankEstrangeiras dominam o pódio do Ironman Brasil
Foi um dia mágico para mim. O mais rápido Ironman que já fiz. Eu senti como se eu nunca tivesse disputado com todo o meu potencial, por mais que eu tenha tido sucesso em competições antes, conta o vencedor. O atleta terminou a prova em 8h01min32, novo recorde do percurso.
De acordo com Tim, como é conhecido, ele viajou para o Brasil sozinho e ficou surpreso com a hospitalidade do público.O apoio da torcida é inacreditável. Fiquei muito honrado de vir para cá e ser tão bem tratado. É um ótimo dia, relata.
ODonnell pode ter ficado surpreso com os brasileiros que estavam fora da prova, mas não com os competidores. Eu já corri com esses atletas antes e sei que eles são de ótima qualidade. Eu não vim sabendo que iria ganhar, mas eu tinha certeza de que seria um percurso bem difícil, diz.
O campeão Tim O’Donnell foi recebido por Mark Allen. Foto: Alexandre Koda/ Webrun |
Medalha de prata – Igor Amorelli escorregou um pouco na hora do ciclismo, em ambos sentidos das palavras. Ao mesmo tempo que o triatleta não fez um bom tempo no término da primeira volta, um descuido fez todos as suas cápsulas de sal e suplementos ficarem jogados pelo chão a partir do quilômetro 30.
Comecei a me sentir muito mal e só consegui melhorar porque meus amigos me doaram algumas cápsulas de sal, revela. A temperatura estava perfeita, não tinha como ser melhor, completa.
Assim como todos os outros competidores, Igor veio a Floripa para ganhar, mas admite que seria muito difícil alcançar o líder. Mesmo se eu tivesse dado o melhor de mim não seria o suficiente para vencer o Tim. Ele fez uma prova incrível, consente.
Este foi o segundo Ironman de Amorelli, que não pretende deixar a modalidade tão cedo. Adoro competir em provas longas. Não deixarei de treinar e competir, antecipa.
Da Alemanha – O alemão Stefan Schmid foi outro grande atleta que chamou a atenção no percurso após ultrapassar Santiago Ascenço. Foi a primeira prova que o triatleta competiu no Brasil e também ficou impressionado com o apoio dos brasileiros.
<a href= /triathlon/n/descubra-como-se-recuperar-depois-de-participar-do-ironman-2013/14747 target=_blankDescubra como se recuperar depois de participar do Ironman
Porém, nem todo o apoio dos expectadores foi o suficiente para Schmid fazer um bom percurso de nado. A primeira perna de natação foi simplesmente horrível. Tive que me esforçar bastante para poder melhorar na hora da bike, afirma.
Além disso, o triatleta deu a receita da onde veio a motivação para dar o sprint. Percebi que, em certa altura da prova, estava com o Eduardo Sturla, tetracampeão da prova, e foi ali que tomei uma decisão importante: correr para me aproximar de Santiago e Igor e foi o que eu fiz, Tive que gastar muita energia, mas sobrou o suficiente para a maratona, conclui
Confira o resultado do Ironman 2013:
Masculino
Feminino
Este texto foi escrito por: Rafaela Castilho