Dor no ombro ao correr impacta na performance/ Foto: Adobe Stock
A maioria dos corredores se preocupa apenas com os membros inferiores, e deixa o resto de lado. Até que na hora da corrida, uma dorzinha no ombro acaba se tornando um grande incômodo e colocando todo o seu desempenho na prova a perder. Isso já aconteceu com você ou com algum amigo corredor? O Webrun conversou com o Dr. Alexandre Stivanin, ortopedista do Hospital Samaritano e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) para tirar algumas dúvidas sobre o assunto, confira:
– Qual o papel dos ombros durante a corrida?
Dr.: Os ombros são importante na corrida pois auxiliam no equilíbrio do tronco ajudando desta forma, na biomecânica.
+ Acompanhe o Webrun pelo Instagram!
– Por que a dor no ombro ao correr ocorre?
Dr.: Alguns corredores sentem dores no ombro por causa dos movimentos repetitivos que esforçam os músculos que compõem o manguito rotador – responsável pelos movimentos do ombro através dos seus componentes. Ele ajuda a estabilizar o ombro para fazer os movimentos. A alternância do balanço dos ombros de maneira repetitiva pode gerar esforço nesta estrutura e consequente dor.
+ Veja aqui como participar de uma corrida virtual!
– Corredores que sentem dores nos ombros com frequência devem parar ou diminuir a carga?
Dr.: Os corredores que sentem dor no ombro devem diminuir por algum tempo a frequência da atividade e tentar fazer um trabalho preventivo com fortalecimento do manguito por elásticos, com exercícios de força e alongamento. Se a dor for mais complexa, mais forte, ela é inicialmente tratada com anti-inflamatórios e com fisioterapia.
– Melhorar a postura evita a dor no ombro ao correr?
Dr.: Por conta das novas tecnologias – posições de trabalho, com muita utilização de computador e celular – as lesões de ombro, tendinite, de manguito, são uma das mais comuns em problemas ortopédicos. Quem quer correr e já tem uma lesão desta, pode aumentar os sintomas deste tipo de lesão por esforço repetitivo.
+ O seu calendário completo de corridas está aqui!
A postura dos ombros durante a corrida pode influenciar bastante o movimento. Então, o ideal é correr com o braço paralelo ao corpo e o cotovelo dobrado. Esta é uma das formas de prevenir a dor mantendo a maior estabilidade possível, não deixando os ombros ou braço fora do eixo do corpo.
Leia também:
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?
– Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis