Dicas para não deixar o calor atrapalhar seus treinos

Redação Webrun | Treinamento · 14 dez, 2020

Está chegando mais uma época de calor e altas temperaturas, com isso a dificuldade de praticar atividades ao ar livre,como a corrida, também vem. Nosso corpo sempre reduz a capacidade de correr com o calor, pois utiliza mais energia para poder resfriar os músculos e tentar manter-se em equilíbrio, por isso o ritmo em temperaturas mais amenas difere muito de dias quentes.

Sabe-se que quem treina no verão, onde o desempenho diminui, alcança metas maiores no inverno, por isso é muito importante continuar treinando e seguir o objetivo. É importante saber que cada pessoa tem o seu limite e todos devem ouvir e respeitar o corpo. Não exagere pois isso pode te prejudicar mais pra frente.

+ Siga o Webrun no Instagram!

Além do calor, existe também o fator: umidade. Ele faz com que percamos mais água durante um treino, sentindo a fraqueza da desidratação e a moleza. O sol queimando o corpo, enquanto corremos, e a desidratação são bastante perigosos.

A treinadora Ângela Sturzbecher, do Grupo de Corrida Oficina da Saúde Academia, dá algumas dicas do que fazer para correr em dias quentes. Veja as estratégias:

Foto: Dirima/Fotolia

Fique atento ao horário que você treina, isso pode fazer toda a diferença Foto: Dirima/Fotolia

+ Faça sua inscrição para sua próxima corrida de rua aqui!
+ Participe de um desafio virtual.

1. Horário da corrida

Opte pela manhã bem cedo ou início da noite. Nestes dois períodos do dia o Sol não está muito forte e a temperatura tende a ser mais amena, isso possibilita que você possa correr mais sem desconfortos.

2. Roupas e acessórios

Bermudas e camisetas leves, se possível com proteção UV, além de usar boné ou viseira e um bom óculos solar. Tudo isso, além de mais conforto, protege sua pele da ação do Sol.

3. Hidratação

Reforce a hidratação durante os treinos com repositor de eletrólitos e água de coco. “É importante lembrar que o ritmo será mais lento do que de costume ,devido ao calor em excesso. Tente trocar o treino de distância por tempo, assim não irá desmotivar-se e manterá o treinamento em dia. Lembre-se também do protetor solar e quem sabe uma boa playlist. Aproveite a estação”, recomenda a treinadora.

Leia também:

– 5 receitas saudáveis para se refrescar no calor
– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?

– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!

 

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!