Paisagens exóticas poderão ser contempladas durante a corrida (foto: Divulgação)
Atletas que querem sobreviver no Vale da Morte, no deserto do Atacama, no Chile, já podem começar a se planejar para as provas de 42 e 22 quilômetros, inéditas na América Latina, no dia 29 de janeiro (2012). A Sports Do, organizadora do Mountain Do, importante circuito de maratonas de montanha no país, agora desafia os corredores de cross country no Atacama.
Quem já participou das etapas da Lagoa da Conceição e do Costão do Santinho, no sul do Brasil, tem capacidade de competir no deserto, afirma Euclídes S. Neto, o Kiko, organizador do evento. O criador da prova também reforça que em janeiro as condições climáticas são razoáveis para a corrida, ao contrário do que muitos pensam.
O Atacama, embora considerado o deserto mais árido do mundo, está ao lado da Cordilheira dos Andes e, por isso, segundo Kiko, a umidade relativa do ar na região é maior no início do ano. É um local belíssimo para visitar, porque você consegue conhecer os Geisers [nascente termal que entra em erupção periodicamente e lança uma coluna de água quente e vapor para o ar], o Vulcão Licancabur e as lagoas salinas, na qual você flutua quando decide entrar, descreve.
Apesar do clima não ser o grande rival dos inscritos, os corredores presentes no evento deverão enfrentar um chão árido e descidas de areia, num terreno irregular, em meio aos montes salares e estradas rurais dentro do Vale da Lua de do Vale da Morte, em San Pedro de Atacama. As paisagens são bastante exóticas e muito semelhantes com o território de outros planetas. Não é por menos que os nomes dos lugares são Vale da Lua e Vale da Morte*, conta Kiko.
San Pedro de Atacama também tem uma noite agitada e, ao mesmo tempo, um visual belíssimo para contemplar as estrelas, tanto é que o observatório de radioastronomia mais poderoso do mundo (ALMA), localizado a mais de cinco mil metros de altitude, está neste local, acrescenta o organizador. Ainda de acordo com Kiko, além desses atrativos, o custo-benefício para a inscrição na prova, comparado com as corridas de aventura, é muito bom. “Disputas com este perfil normalmente costumam durar vários dias e o custo é altíssimo, diferente das nossas competições, finaliza.
Os interessados em participar da competição também podem optar por uma corrida participativa de cinco quilômetros. Para garantir uma vaga no evento, basta acessar a seção de inscrições no Webrun .
*Vale da Morte: Originalmente batizado como Vale de Marte pelo padre belga Gustavo Le Paige, foi entendido de forma errônea pelos nativos, que falam espanhol.
Este texto foi escrito por: Monique Barleben