Ommm. Meditação, relaxamento e equilíbrio. Esses são alguns dos principais benefícios conquistados através da yoga. Uma das principais posturas, mais conhecidas e divulgadas é a invertida, chamada de sirshásana com o principal benefício de vascularizar diversas regiões que precisam de irrigação.
A melhor hora para fazê-la é após a prática completa, isso traz relaxamento e ao mesmo tempo, exige muita consciência do praticante, explica Amanda Preto, professora de Yoga. A postura não feita somente sobre os ombros. No cachorro olhando para baixo, em que você fica na posição de quatro apoios e a cabeça pra cima, é considerada uma invertida. Digo isso porque não é todo mundo que pode fazer invertida, um estudo recente divulgou que pacientes com glaucoma não podem fazer o movimento, pois isso afeta a pressão ocular podendo fazer mal. Também não é recomendada para pessoas com pressão alta e mulheres no período menstrual.
Yoga para corredores
É uma ótima postura, se fizer isoladamente ou com um pequeno conjunto de asanas ela pode ajudar na performance, porque durante a corrida o atleta exige muito dos membros inferiores, com o impacto e tudo mais, com a invertida há o equilíbrio e a vascularização.
Inscreva-se no Circuito Ilha Carioca – Etapa Praia da Guanabara
Como começar?
Para quem quer começar, não tendo nenhum desses quadros, o ideal é que comece com a postura do sarvangasana mesmo, que é a invertida sobre os ombros, não sobre a cabeça, explica Amanda
Você vai ficar deitado, elevar as pernas e apoiar os cotovelos no chão, deixando o tríceps bem junto do corpo, bíceps apoiados e segure na região lombar, deixando a perna e a postura bem ereta, com os pés em ponta. Assim você vai estimular também não só a irrigação do sangue, mas o sistema endócrino, já que de certa forma você vai oprimir o pescoço que é a região da produção de hormônio da tireóide, isso vai trazer um benefício extra para essa região, para quem tem o problema de disfunção da tireóide é ótimo.
Orientação
Para quem nunca fez, por exemplo, a sirsasana é a postura da invertida sobre a cabeça, ela deve ser feita com supervisão, alguém que possa olhar o praticamente e observar o alinhamento dos ombros e coluna, se houver erros isso pode trazer uma lesão séria para coluna, ganhando machucados para sempre.
Tempo de permanência
Uma invertida seja ela qual for, se for a sob os ombros, a da vela o ideal é você ficar de 5 a 10 respirações, que é o tempo que o corpo processa o asana e a postura, explica a professora.
Cuidados
Você precisa ter toda uma prática antes, trabalhar o aquecimento e alongamento de pescoço, de ombros, então fazer isoladamente é um pouco arriscado. No yoga um asana te prepara para outro, então é tudo uma questão de sequência, sendo assim para fazer isoladamente o mais seguro é o adho mukha, que é o cão olhando para baixo.
Sou a favor da simplicidade, porque muitas pessoas querem superar seus limites, vão além e acabam se machucando. Para começar sempre simplifique e acima de tudo tenha consciência corporal, diz.
Este texto foi escrito por: Christina Volpe