Chás funcionais: confira 7 receitas e os seus benefícios

Carolina Abrantes | Alimentação · 08 mar, 2022

Muita gente que não gosta de chá e costuma dizer que a bebida é para quem está doente. Provavelmente, porque ainda não conhece os benefícios que um bom chá tomado na hora certa pode trazer ao seu corpo. Com propriedades específicas, eles são chamados de funcionais devido aos componentes que os potencializam. Essas opções podem te ajudar desde a hora de acordar até dormir. O Webrun listou sete chás funcionais que você pode incluir no seu dia a dia.

Chás funcionais: confira 7 receitas e os seus benefícios

Foto: Adobe Stock

7 receitas de chás funcionais

1. Acelerar o metabolismo: chá de gengibre com canela

De acordo com estudos o gengibre por si só pode acelerar em 20% a velocidade de funcionamento do seu metabolismo. Já a canela, melhora a circulação do sangue e é termogênica. Unindo as propriedades dos dois em um chá você queimará calorias bem mais rápido.

Modo de preparo: leve um litro de água ao forno, assim que levantar fervura acrescente dois paus de canela e duas rodelas de gengibre. Deixe ferver por cinco minutos e desligue o fogo. Você pode beber morno ou gelado.

+ Participe de uma corrida de rua! Confira o calendário completo aqui!

2. Despertar com mais energia: chá preto

O chá preto te dará mais energia e disposição. Ele pode até ser o substituto do café para aqueles que não gostam da bebida, pois fornece a cafeína em quantidades ideais, o que ajuda a manter a mente mais atenta e afastar o cansaço.

Modo de preparo: basta ferver 150 ml de água para cada sachê de chá preto — ele é facilmente encontrado em supermercados. Pode ser tomado quente ou gelado.

3. Ajudar na digestão: chá de hortelã

O princípio ativo da hortelã, o mentol, é o que faz com que esse chá iniba os efeitos da má digestão e desconfortos estomacais.

Modo de preparo: coloque uma colher de sopa de hortelã (ou um sachê) para cada 150 ml de água fervida. O ideal é manter a infusão por, no mínimo, três minutos. Os chás para ajudar na digestão devem ser preferencialmente ingeridos mornos, pois neste caso a quentura potencializa o efeito.

4. Saciedade: chá de laranja amarga

Entre os chás que diminuem a fome, o chá de laranja amarga é um dos mais lembrados. Por possuir fibras, ele faz com que você se sinta saciado por muito tempo. Esse chá também serve para combater aquela fome causada pela ansiedade.

Modo de preparo: você precisa amassar a casca da laranja (sem a parte branca), pode usar um pilão para ajudar. A cada duas colheres da maceração adicione 200 ml de água. Deixe a mistura ferver por 20 minutos e coe antes de beber.

5. Para relaxar: chá de capim cidreira com erva doce

Este chá é capaz de espantar o estresse, te fazer relaxar e dormir muito melhor. As duas ervas possuem componentes calmantes e podem te ajudar a combater a insônia.

Modo de preparo: a cada 200 ml de água fervida coloque uma colher de erva doce e uma de capim cidreira. Deixe infundir por cinco minutos. Beba preferencialmente quente.

6. Amenizar desconfortos estomacais: alecrim

Antifúngica, o alecrim ajuda na queimação, refluxo e na gastrite, além de ajudar na digestão e ter ação diurética. Consuma o chá da planta após as refeições.

Modo de preparo: uma colher de chá rasa para uma xícara de água ou uma colher de sopa para um litro. Ferva a água, apague o fogo e jogue a erva lavada dentro..

7. Combater a retenção de líquido: centella asiática

O último dos chás funcionais é o chá de centella asiática é um ótimo aliado contra a retenção de líquidos e o emagrecimento. Ele também ainda é usado para para tratar distúrbios dermatológicos crônicos e ajudar na cicatrização de feridas.

Modo de preparo: siga a proporção de 1 colher de sopa da erva para cada meio litro de água fervida.

Carolina Abrantes

Ver todos os posts

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.